Lula ganhou alta hospitalar e deve deixar o hospital Sírio-Libanês neste domingo (15), informou sua equipe médica em coletiva de imprensa. O político de 79 anos foi internado na noite de segunda (9) e passou por uma cirurgia na cabeça.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Lula deve permanecer na capital paulista até quinta-feira (19), quando passará por tomografia e nova avaliação médica. Ele está autorizado a fazer reuniões e despachos e poderá retornar a Brasília, segundo os médicos.

— A restrição é de viagens longa e exercícios físicos. Neste próximo mês, esses cuidados devem ser importantes — disse o médico Roberto Kalil Filho.

Lula apareceu de suspresa na coletiva e informou que pretende voltar a trabalhar após quinta-feira. Até lá, ele deve ficar em sua residência, de repouso.

Continua depois da publicidade

— Estou voltando para casa tranquilo, certo de que estou curado e que preciso me curar. Não posso fazer esteira na velocidade de atleta, preciso parar de fazer musculação um tempo. Vou passar uns 60 dias tranquilo. Mas posso trabalhar normal — disse Lula.

Acompanhe a coletiva de imprensa ao vivo

Queda no banheiro, hemorragia, cirurgia e UTI: a linha do tempo de Lula após acidente doméstico

Saúde de Lula

Lula passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça (10), após sentir dores de cabeça ainda em Brasília. Ele fez um exame de imagem, na unidade do hospital da capital federal, que detectou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente doméstico sofrido em 19 de outubro.

Na quinta-feira (12), o presidente passou por um procedimento complementar – uma embolização, para reduzir os riscos de um novo sangramento. No fim do dia, o dreno intracraniano que havia sido colocado no local da cirurgia de terça foi retirado.

Na sexta-feira (3), Lula publicou um vídeo caminhando no hospital.

“Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião cirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”, diz a legenda do vídeo.

Continua depois da publicidade

Leia também

Craniotomia ou trepanação: médicos explicam mudança em procedimento de Lula após hemorragia

O que é embolização das artérias meníngeas, novo procedimento na cabeça de Lula