O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta sexta-feira (29) os detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado, já chamado popularmente de “Enem dos Concursos”, que foi instituído a partir de um decreto no Diário Oficial da União (DOU). A previsão é de que o edital seja publicado em dezembro e as provas ocorram em fevereiro de 2024 em 179 municípios brasileiros.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Como vai funcionar o Concurso Nacional Unificado

Os órgãos e ministérios podem escolher se querem ou não aderir ao método de aplicação de provas. A pasta que preferir poderá promover seus próprios concursos específicos.

Se todos os ministérios aderirem à nova forma de seleção, a previsão é de que 7.826 vagas sejam preenchidas nesse formato no próximo ano. Apenas em 2023, o governo federal autorizou mais de 10 mil vagas em novos concursos, distribuídas em aproximadamente 100 órgãos e entidades.

Pagando uma única taxa de inscrição, os candidatos poderão concorrer a várias vagas disponíveis em órgãos federais, desde que sejam de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos blocos temáticos disponíveis.

Continua depois da publicidade

As provas ocorrerão simultaneamente em todas as capitais e cidades de médio e grande porte, e serão divididas em dois momentos: provas objetivas gerais sobre conhecimentos básicos; e provas objetivas específicas e dissertativas diferenciadas por áreas de atuação.

O concurso unificado será organizado a partir de uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Democratização do acesso aos concursos

O modelo pretende aprimorar a seleção de servidores, padrozinar procedimentos na aplicação das provas e promover a igualdade de oportunidades no acesso aos concursos públicos.

— A possibilidade de realizar provas em várias cidades viabiliza acesso ao serviço público para pessoas sem condições de financiar viagens para fazer as provas — disse Luiz Coimbra Barbosa, gerente de projetos da secretaria-executiva do Ministério da Inovação e Gestão de Serviços Públicos, na ocasião em que os detalhes do concurso unificado foram anunciados.

Continua depois da publicidade

— Queremos ampliar e democratizar o acesso da população às vagas ofertadas pelo poder público federal — acrescentou José Celso Pereira Cardoso Júnior, secretário de gestão de pessoas da pasta.

Leia mais

Prefeitura de SC abre concurso com salário de R$ 13 mil; veja lista de vagas

Governo de SC autoriza contratação de 45 servidores aprovados em concurso público