A decisão sobre a volta ou não do horário de verão no Brasil será anunciada nesta quarta-feira (16), em entrevista coletiva. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira falará à imprensa às 13h30min sobre o possível retorno do horário de verão. A coletiva começou com quase uma hora de atraso, mas teve logo no início as informações sobre a medida.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O ministro confirmou que após reuniões com especialistas e órgãos do setor energético, foi definido que não haveria necessidade de adoção do horário de verão neste ano. Uma adoção no final de 2025 ainda vai ser avaliada no próximo ano. Você pode rever a entrevista no vídeo abaixo:
Assista ao anúncio sobre possível volta do horário de verão
Nas últimas semanas, o ministro pontuou que a adoção do horário de verão voltará a ocorrer se for considerada imprescindível. O governo tem feito debates com diferentes setores da economia para embasar a decisão.
Continua depois da publicidade
Segundo relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS), a medida poderia trazer redução de até 2,9% na demanda máxima de energia elétrica. Em valores, a ação representaria uma economia de R$ 400 milhões no período de horário de verão, entre outubro e fevereiro.
Além da decisão sobre o horário de verão, o ministro também deve fazer um balanço das ações para o restabelecimento da energia na região metropolitana de São Paulo, que sofre com desabastecimento desde a sexta-feira (11), após temporal que atingiu a região. A concessão do serviço de energia é atribuição da União.
O horário de verão foi extinto em 2019, no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL). Na época, ele alegou que a medida não teria benefícios que justificassem a mudança. Nos últimos meses, o governo Lula vem acenando com a possibilidade de volta do horário de verão como medida para compensar os efeitos da crise hídrica registrada em diversos estados.
Veja fotos sobre horário de verão
Continua depois da publicidade
Leia também
Veja como o horário de verão pode impactar o sono
O que moradores de SC pensam sobre a possível volta do horário de verão
Preço do aluguel sobe abaixo da média nacional em SC, mas segue entre mais altos do Brasil