A Celesc aumentou o prazo para o restabelecimento de energia elétrica em Santa Catarina, após a passagem e deslocamento de um ciclone na última terça-feira (30). Se a recuperação do sistema era prevista para até três dias, agora a companhia relata que os trabalhos devem se estender durante o fim de semana. A companhia mantém os 1,3 mil funcionários em campo para acelerar a retomada do fornecimento de forma integral.
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– A gente se solidariza com as pessoas que estão ficando ansiosas, e o nosso trabalho tem sido incansável, mas algumas regiões do estado vão ficar para serem restabelecidas nos próximos dois ou três dias. Esperamos que até o fim de semana tenhamos todo o sistema recomposto – declarou o presidente da Celesc, Cleicio Martins Poleto, em entrevista ao programa Estúdio CBN Diário.
A previsão anterior foi dada ainda na quarta-feira. Porém, segundo o presidente, a extensão dos danos ficou mais clara a partir da chegada de mais relatos à empresa. Até às 18h desta quinta-feira (2), cerca de 200 mil unidades consumidoras seguiam sem luz – na Grande Florianópolis, aproximadamente 61 mil imóveis sem luz. Equipes do Sul do estado devem ser chamadas para dar apoio na região mais prejudicada.
Para informar sobre a falta de energia elétrica, a Celesc disponibiliza os seguntes contatos:
– aplicativo da Celesc na App Store
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– aplicativo da Celesc no Google Play
Nestes canais, é preciso clicar no botão “relatar falta de energia”.
Outra opção é pelo site da Celesc, clicar no ícone “Sem Luz” e inserir unidade consumidora e CPF/CNPJ.
O consumidor pode ainda enviar SMS para 48196, com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora. A Celesc disponibiliza também o número de emergência 0800 48 0196. Porém, devido ao rompimento do cabo de fibra ótica que atingiu o sistema de telecomunicação da empresa, pode haver atraso no atendimento por causa da alta demanda.
Outra informação repassada pela companhia é de que, em alguns casos, parte dos consumidores pode estar com a rede energizada, mas sem o serviço em outros imóveis na mesma localidade. Isso acontece quando o alimentador é recuperado, mas alguns transformadores ainda apresentam problemas. Nessa situação, o consumidor deve novamente registrar a falta de luz utilizando um dos canais da Celesc.
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Ainda de acordo com o presidente da Celesc, a prioridade do atendimento na Capital, neste momento, é em localidades com mais unidades consumidores sem energia, como Lagoa da Conceição e o Norte da Ilha. Além dos galhos de árvores que caíram sobre a fiação com a força dos ventos, há ocorrências de postes que ficaram pendurados relatados pelos ouvintes da CBN Diário durante a entrevista.
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Ouça a entrevista do presidente da Celesc na íntegra: