As estreias de Brusque e Chapecoense no Campeonato Brasileiro dificultam a definição de datas para as finais do Catarinense. Em entrevista ao Debate Diário, o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman sinalizou com possível adiamento de uma partida pelo torneio nacional para realização da decisão estadual. A sugestão do dirigente é concluir a competição com final em jogo único.
Continua depois da publicidade
— O ajuste não é fácil, o calendário está apertado. Mas nós definimos que a final – não ida e volta, mas a final única – terá prioridade em relação ao nacional. Se a Federação Catarinense assim resolver, terá prioridade sobre as Séries B e C e para frente compensaremos as datas para os clubes — afirma o secretário-geral da CBF.
Ouça a entrevista com Walter Feldman no Debate Diário:
Conforme o regulamento do Campeonato Catarinense, a final da competição deve ser realizada em duas partidas. A sinalização do presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, é de manutenção do formato inicial. Desta maneira, a decisão pode ser postergada, já que Brusque e Chapecoense têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro e a CBF só pretende adiar uma partida do nacional para as decisões estaduais.
Formado em medicina, o secretário-geral da CBF acompanha o trabalho dos médicos que formaram os protocolos para início do Campeonato Brasileiro em meio à pandemia do novo coronavírus. O torneio nacional de 2020 só irá terminar no primeiro semestre de 2021. No Debate Diário, o secretário-geral da CBF mostrou confiança que o calendário determinado possa ser cumprido sem adiamentos forçados pela Covid-19.
Continua depois da publicidade
— Há sinais importantes de estabilização da pandemia, queda em alguns estados e elevação ainda em outros. Mas hoje há um cenário positivo na progressão. Como os controles são rígidos e os planteis numerosos para eventuais substituições, me parece que não teremos um drama tão grande de adiamentos de partidas além da data final prevista de 24 de fevereiro — projeta Feldmann.
Os clubes catarinenses estreiam no Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana. Na Série C, o Brusque inicia sua caminhada no sábado (8), data das estreias de Avaí e Figueirense pela Série B. Também na segundona, a Chapecoense tem o primeiro compromisso pela competição nacional programado para domingo (9).