Um gol aos 50 minutos do segundo tempo pôs fim aos cinco jogos de invencibilidade do Leão na Série B, do Campeonato Brasileiro. Maxwell marcou duas vezes e definiu a vitória do Cuiabá por 2 a 1 sobre o Avaí, em jogo encerrado na madrugada deste sábado (28) na Arena Pantanal.

Continua depois da publicidade

A derrota adiou mais uma vez a possibilidade do time catarinense ingressar no G-4, o grupo de acesso à Série A de 2021. Quem está lá é o Cuiabá, com 40 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Juventude, sexto com 37 (e saldo de gols superior), que recebe o Náutico às 21h em Caxias do Sul.

O Avaí segue em sexto, com 36, a quatro pontos do quarto colocado. Será ultrapassado pela Ponte Preta (36) ou pelo CSA (34), que se enfrentam às 16h deste sábado, em Maceió. Terminará a rodada em sétimo lugar.

> Tite na CBN: “A mão de Deus esteve presente no segundo gol de Maradona contra a Inglaterra”

> Tudo azul: Avaí anuncia nome “limpo na praça”

Continua depois da publicidade

A rodada desta sexta-feira (27) foi marcada por tropeços de dois times do G-4. O vice-líder América-MG empatou em 1 a 1 com o lanterna Oeste, na Arena Barueri, e tem 44 pontos. O terceiro colocado Sampaio Corrêa foi surpreendido em São Luís pelo Brasil-Pe e parou nos 40.

O confronto de seis pontos em Cuiabá teve dois tempos distintos. No primeiro, o Avaí reativo, encolhido, acabou castigado em uma falha de Gledson, aos 36 minutos. Felipe Ferreira avançou pelo lado esquerdo e cruzou para a área. O goleiro espalmou mal, em direção à marca do pênalti, nos pés de Maxwell. O camisa 9 agradeceu, dominou na coxa e bateu de pé direito: 1 a 0.

O segundo tempo foi do Avaí, que em 10 minutos já criara mais chances do que nos 45 minutos iniciais. O empate, porém, só veio aos 25, em lance muito contestado pelos donos da casa. Getúlio avançou em velocidade, entrou na área, foi desequilibrado e caiu. Para o árbitro, pênalti. Alemão cobrou e empatou. O primeiro gol narrado por Salles Júnior no 91.3 FM.

Contra um adversário com nove jogadores, cinco titulares, afastados horas antes da partida por covid-19, o Avaí dava pinta de virada. O jogo ficou aberto e acabou decidido nos detalhes. Em especial, a conclusão. 

Continua depois da publicidade

No penúltimo lance do jogo, quase aos 50 minutos, Valdívia foi à linha de fundo e cruzou, mas a bola passou por todo mundo na área.

O Cuiabá agradeceu, pegou a bola e partiu para o último ataque. Maxwell recebeu na entrada da grande área e teve liberdade para dominar e chutar de pé direito, por baixo, no canto esquerdo de Gledson: 2 a 1. Um duro castigo.

O Avaí volta a campo segunda-feira, às 20h, diante do lanterna Oeste, na Ressacada.

> Figueirense fica no 0 a 0 com o Botafogo-SP pela Série B

Ficha técnica

CUIABÁ: Matheus Nogueira; Lenon, Ednei, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Gabriel Pierini, Marcinho e Felipe Ferreira; Maxwell e Felipe Marques. Técnico: Allan All

AVAÍ: Glédson; Alemão, Alan Costa, Airton e Ramon (Zé Marcos); Ralf, Jean Martim (Valdívia), Pedro Castro; Rômulo, Ronaldo (Rodrigão) e Getúlio (Jonathan). Técnico: Bruno Gonçalo

Continua depois da publicidade

Gols: Maxwell, aos 36min, no primeiro tempo; Alemão, aos 26min, e Maxwell, aos 50min, no segundo.

Árbitro: Lucas Paulo Torezin, auxiliado por Jefferson Cleiton Piva da Silva e Luiz Souza Santos Renesto (trio do Paraná)