A CPI dos respiradores promove na tarde desta terça-feira (9) uma acareação entre três das principais testemunhas do caso da compra de 200 ventiladores pulmonares pelo governo do Estado de Santa Catarina, com pagamento adiantado de R$ 33 milhões. A acareação deve começar às 17h.

Continua depois da publicidade

O ex-secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, preso preventivamente no sábado na segunda fase da Operação O2, que investiga a compra, o ex-secretário da Saúde, Helton Zeferino, e a servidora Marcia Geremias Pauli, superintendente da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na época da aquisição dos respiradores, ficam frente a frente para esclarecer supostas divergências entre os depoimentos que eles concederam aos deputados estaduais da CPI na semana passada.

Assista ao vivo à acareação na CPI dos respiradores:

Os três serão questionados, ao mesmo tempo, pelos membros da CPI com base nos depoimentos da semana passada. O ex-secretário Douglas Borba foi até a Assembleia Legislativa em uma viatura da Deic e chegou à Casa por volta das 16h40min.

A CPI apura supostas irregularidades na compra. O caso também é investigado na Operação O2 por uma força-tarefa composta por Ministério Público de SC, Tribunal de Contas do Estado e Polícia Civil.

Ex-secretário Douglas Borba chegou à Alesc por volta de 16h40min, em viatura da Deic
Ex-secretário Douglas Borba chegou à Alesc por volta de 16h40min, em viatura da Deic (Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)

Continua depois da publicidade

O ex-secretário Douglas Borba está detido na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em São José, na Grande Florianópolis, mas foi autorizado pelo Judiciário a participar da acareação. A defesa de Borba também manifestou em ofício à CPI que o ex-secretário tinha interesse de participar da acareação, mesmo após a prisão preventiva.