A forte chuva que cai desde a madrugada em Santa Catarina causa estragos em várias cidades nesta quinta-feira. A região mais atingida até o momento é a Grande Florianópolis, com mais de 100mm de chuva em Biguaçu e Florianópolis e pelo menos 30 ocorrências de alagamentos e desbarrancamentos em São José — que provocaram a morte de um adolescente de 12 anos.

Continua depois da publicidade

A previsão é que a chuva continue com força até o início da noite.

Você fez fotos ou vídeos dos alagamentos em SC? Compartilhe com #ChuvaemSC ou mande para o Whatsapp (48) 9 9145 4046

Acompanhe a cobertura em tempo real:

Confira abaixo detalhes das ocorrências

São José

Registro de 30 ocorrências de alagamentos e desbarrancamentos. Também foi registrada a morte de uma adolescente de 12 anos, no bairro Fazenda Santo Antônio. A menina foi vítima de soterramento.

Continua depois da publicidade

Florianópolis

Registro de deslizamento na Rua Monsenhor Top, no Centro, com casa e prédio de kitnets interditados. A rodovia SC 401, no Norte da Ilha, tem acúmulo de água próximo ao elevado do bairro João Paulo.

Biguaçu

A Defesa Civil registrou até às 17h desta quinta 20 desabamentos de muros, sendo 10 sobre residências, 250 casas atingidas e cinco famílias ficaram desabrigadas. Os bairros mais atingidos são Bom Viver, Fundos, Jardim Janaína, Prado, Praia João Rosa, Rio Caveiras, Saveiro e Vendaval.

Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram suspensos na tarde desta quinta-feira. Os exames e consultas que estavam agendados serão remarcados. A Policlínica e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas funcionam normalmente. O contato da Defesa Civil de Biguaçu é o (48) 99146-9376.

Tijucas

A Defesa Civil registrou alguns pontos de alagamentos principalmente na região central e bairros próximos. O órgão registrou um volume de chuva de 30 mm em apenas uma hora na manhã desta quinta. As avenidas Hercílio Luz e Antonio Cherem ficaram completamente alagadas, mas segundo a Defesa Civil, a água já está baixando. No município, não houve registro de ocorrências graves e a previsão é de chuva fraca ao longo do dia.

Continua depois da publicidade

São João Batista

O município registrou 63 mm de chuva em pouco tempo e, com isso, várias ruas ficaram alagadas principalmente nos bairros Jardim São Paulo, Timbezinho, Carmelo, Centro e Itajuba II. Foi registrada uma queda de muro de uma residência no bairro Timbezinho, mas não houve feridos, além da queda de uma árvore que foi atingida por um raio na Ribanceira do Sul.

A pior situação na região é na SC-108. O trânsito está em meia pista na Curva de Santo Antônio. O asfalto possui rachaduras no trecho conhecido como "Morro da Grama", na Colônia Nova Itália. A Defesa Civil alerta aos motoristas que redobrem a atenção ao trafegar entre São João Batista a Major Gercino.

Penha

Conforme a comunicação da prefeitura, foram registradas poucas ocorrências de alagamentos em pistas. A água não invadiu nenhuma residência. O bairro mais afetado foi o São Cristóvão. Houve também alguns pontos de alagamento na rodovia que dá acesso ao Beto Carreiro. A Defesa Civil local está em alerta monitorando principalmente as áreas de morro por conta do risco de deslizamentos.

Navegantes

De acordo com o Secretário de Segurança e Defesa, Johnny Coelho, houve registro de alagamento em algumas casas, principalmente na região entre os bairros Machados e Pedreiras, que fica próximo ao rio. Coelho explica que os alagamentos foram provocados mais por conta da maré do que pela chuva. Não há desabrigados ou desalojados. A Defesa Civil segue em alerta por conta do risco de novos alagamento durante a tarde. Deve haver um novo pico de maré por volta das 15h30min.

Continua depois da publicidade

Chapecó

Registro de alagamentos pontuais em um bairro devido uma tubulação trancada, durou cerca de duas horas. Bombeiros estiveram no local e prestaram apoio. Nenhuma família precisou sair de casa.

Xaxim

Destelhamento parcial de quatro residências.

Ipuaçu

Destelhamento parcial de duas residências.