O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), se manifestou pela primeira vez sobre a decisão ue resultou no afastamento temporário dele do cargo até a votação final sobre o processo de impeachment. Moisés concedeu uma entrevista coletiva na tarde deste sábado (24), na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> “Não houve uma derrota total”, diz Carlos Moisés em primeira entrevista após afastamento
Ouça a entrevista do governador pelo player abaixo:
> Ânderson Silva: A política salvou Daniela e afastou Moisés
Moisés foi afastado do cargo de governador já na madrugada deste sábado (24), em votação do tribunal de julgamento que durou mais de 16 horas. O grupo de deputados e desembargadores decidiu por 6 votos a 4 aceitar a denúncia de processo de impeachment, com afastamento temporário por até 180 dias, prazo em que deve ocorrer a palavra final sobre o caso.
Continua depois da publicidade
Na entrevista deste sábado, Moisés disse contar com os votos dos desembargadores na segunda votação do tribunal de julgamento, o que poderia resultar em um arquivamento da denúncia e eventual retorno dele ao cargo. Também disse confiar na Justiça e não enxergar “justa causa” para o impeachment analisado pelo tribunal misto.
> Entidade cita “complô” e “motim” sobre afastamento de Moisés do governo de SC
A denúncia contra a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), que também era alvo do pedido, teve empate em 5 a 5. No voto de desempate, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-SC), Ricardo Roesler, decidiu não receber a denúncia contra ela. Com isso, Daniela será a nova governadora do Estado. Ela assume de forma temporária, até o julgamento final de Carlos Moisés pelo mesmo tribunal misto. Daniela deve assumir o governo a partir da próxima terça-feira (27), segundo informou Roesler ao final da sessão.
> Dagmara Spautz: O freio do Tribunal de Justiça ao ‘governo da Alesc’
O processo contra Moisés acusa o governador de ter concedido de forma irregular uma verba de equivalência para procuradores do Estado, equiparando os salários desta categoria com os procuradores da Assembleia Legislativa (Alesc).
Continua depois da publicidade
> Impeachment dos respiradores: sorteio para formar segundo tribunal é marcado
> Upiara Boschi: Moisés e Alesc derrotados em noite de afirmação de desembargadores