A Câmara dos Deputados retomou por volta das 17h30min desta quinta-feira (11) a sessão para analisar as sugestões de alteração à proposta de reforma da Previdência – os chamados destaques. O texto-base das mudanças na aposentadoria foi aprovado em primeiro turno na noite de quarta.
Continua depois da publicidade
Assista a sessão que analisa os destaques da reforma:
A sessão começou pela manhã, mas foi suspensa enquanto deputados participavam de reuniões de articulação ao longo do dia. Com a retomada, a análise dos destaques deve avançar ao longo da noite desta quinta-feira.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que está otimista em aprovar o segundo turno da proposta até esta sexta-feira (12). Ele indicou ainda que tem mantido diálogo constante com os líderes para negociar e explicar o mérito de cada destaque. O presidente afirmou desconhecer que haja uma articulação para desidratar a reforma.
Maia disse que não tem garantia de que o destaque do PDT, que diminui a idade mínima de aposentadoria dos professores da ativa para 52 (mulheres) e 55 (homens), seja rejeitado pelo plenário.
Continua depois da publicidade
Segundo Maia, as propostas que dizem respeito a essa categoria são difíceis, mas ressaltou que, se for aprovado o destaque, o impacto fiscal ao longo dos dez anos não é tão alto. O substitutivo aprovado pelo plenário na quarta-feira prevê aposentadoria para professores que estão trabalhando aos 55 (mulheres) e 58 (homens).
Os passos da reforma no Congresso
*Com informações da Agência da Câmara