O julgamento que avalia o pedido de cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) começou nesta segunda-feira (1º). O primeiro dia do julgamento encerrou por volta das 18h. Entre as acusações estão abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Neste primeiro dia, o relator, desembargador eleitoral Luciano Carrasco Falavinha Souza, votou contra a cassação do ex-juiz. Em seguida, o desembargador José Rodrigo Sade pediu vistas.
O julgamento foi suspenso e deve ser retomado na quarta-feira (3).
O que é votado
Dois processos com teor similar pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro, e serão julgados em conjunto. O julgamento continua na quarta-feira (3) e pode seguir até o dia 8 de abril, conforme o andamento e a velocidade dos votos da corte.
Continua depois da publicidade
Os responsáveis pelas ações, movidas em novembro e dezembro de 2022, são o Partido Liberal (PL) e Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (PT/PCDOB/PV). Em dezembro de 2023, a Procuradoria Regional Eleitoral emitiu parecer favorável a cassação de Moro.
Pedido de cassação de Sergio Moro será julgado nesta segunda
Na época, em depoimento ao TRE, Moro afirmou que as acusações seriam levianas e disse que fez tudo “segundo as regras”. A equipe do senador disse que não vai se manifestar e não confirmou a participação dele no julgamento.
Sergio Moro pode ter mandado cassado
Leia também
Três cenários possíveis para o julgamento de Jorge Seif no TSE
Veja 7 nomes que mudaram de partido para concorrer nas Eleições 2024 em SC