Seis escolas de samba de Florianópolis entram na passarela Nego Quirido a partir das 22h10 deste sábado (2). Cada escola terá um tempo máximo de 1h10 para fazer sua evolução. São entre 1,2 mil e 1,5 mil componentes por agremiação que vão levar muita alegria e brilho para a avenida.

Continua depois da publicidade

Acompanhe a cobertura completa a partir das 22h no portal NSC Total e, a partir das 22h45, na NSC TV.

A ordem dos desfiles do Grupo Especial é a seguinte:

22h10: Nação Guarani

Continua depois da publicidade

23h30: Copa Lord

00h50: Unidos da Coloninha

2h10: Os Protegidos

3h30: Consulado

4h50: Dascuia

Neste ano uma das novidades é o desfile do Grupo de Acesso, com quatro escolas Jardim das Palmeiras, Acadêmicos do Sul da Ilha, Futsamba e União da Ilha. Houve desistência da Escola Vermelho e Branco.

Iniciando o desfile a Nação Guarani traz para a Nego Quirido uma das tradições do folclore brasileiro, com um dos grupos do desfile de boi-bumbá, de Parintins, no Amazonas. O tema é o Boi Caprichoso, de cores azul e branco. O enredo é Guarani sou teu povo, sou nação, sou caprichoso. A escola também vai contar a história dos povos indígenas da região.

A Embaixada Copa Lord terá como enredo O mestre-sala do céu, numa referência ao sol. Tendo como referência um samba-enredo de 1985 a escola vai trazer na avenida alas que retratam a relação humana com o astro-rei durante as várias fases do dia, como o amanhecer, o sol do meio-dia, o crepúsculo e até a noite, que é a ausência dele.

Continua depois da publicidade

A Escola Unidos da Coloninha terá o tema: Entre matas, sol, mar e areia, surge a Dubai brasileira. O objetivo é fazer uma homengear Balneário Camboriú, mostrando os primeiros moradores da região, os tupis-guaranis, passando pela colonização portuguesa até a atualidade, com suas atrações turísticas, como o bondinho, e os arranha-céus.

Os Protegidos da Princesa trarão o tema Xirê – A festa dos orixás. Será uma homenagem à população negra e às religiões africanas. Ela aborda a vinda dos negros ao Brasil escravizados e a resistência em preservar sua cultura, rituais e tradições em meio a perseguições. A escola também comemora seus 70 anos de fundação.

A Consulado conta uma história de amor tendo como referência o homem de lata do filme O Mágico de Oz. O enredo é "Où l'amour sera roi- Onde o amor será rei", que foi extraído de um trecho da canção "Ne Me Quite Pas", de Jaques Brel. Em sua jornada por um coração, o homem de lata encontra decadência, tristeza e decadência, até o desfecho final.

Continua depois da publicidade

Encerrando o desfile a Dascuia vai mostrar o mundo do estilista catarinense Gesoni Pawlick. O enredo "Com que roupa eu vou? Ao mundo encantado de Gesoni Pawlick". No desfile há uma referência ao teatro, onde o estilista iniciou a carreira artística, até chegar nas alas que mostram as rendas, a alta costura e os vestidos de noiva. A escola também faz um paralelo ao deus grego Apolo.