Em uma de suas piores atuações nesta Série B, o Avaí foi derrotado por 3 a 0 pelo Juventude, nesta terça-feira (20), no Estádio Alfredo Jaconi. O resultado interrompeu uma série de três jogos de invencibilidade azurra.
Continua depois da publicidade
Com três zagueiros, o que sugeria jogar fechadinho, reforçar a bola aérea e apostar em saídas rápidas, o Avaí ironicamente provou do próprio veneno. O Juventude marcou os três gols em contra-ataques, dois de Breno, agora artilheiro da competição com nove, e um de Dalberto.
>>Avaí encaminha contratação de Vinícius Leite e tenta acelerar chegada
>>>Luciano Sorriso e Marquinhos abrem o jogo sobre Figueirense e Avaí no Estádio CBN Diário
As apostas de Geninho não deram certo em Caxias do Sul. O goleiro Glédson, que substitutiu o contestado Frigeri, quase engoliu um frango quando o jogo estava 0 a 0. É verdade que ele evitou gols em arremates de Bispo e Breno.
Continua depois da publicidade
A principal novidade foi tática: a escalação do trio de zagueiros, com a presença de Airton ao lado de Betão e Alan Costa. O técnico só desistiu da ideia aos 4 minutos do segundo tempo, quando Vinícius Jaú entrou no lugar de Airton.
– Foi um dos jogos em que o Avaí mais errou – lamentou Geninho.
Curiosamente, os três gols tiveram a mesma origem: escanteio. E para o Avaí.
Aos 34 minutos, Valdívia cobrou, a zaga do Juventude afastou, e o Juventude arrancou para o contragolpe com quatro jogadores contra um do Avaí. Breno Lopes tinha opção, mas preferiu resolver sozinho. Em uma arrancada de 50 metros pelo lado esquerdo, deixou Ralf na saudade e, da entrada da área, bateu no canto esquerdo de Glédson: 1 a 0.
A cena se repetiu aos 9 do segundo tempo. Valdívia novamente bateu escanteio, a zaga tirou, o Juventude saiu em velocidade e… gol de Breno, que recebeu de Cajá e tocou na saída de Glédson.
E aos 15, no terceiro contragolpe fatal originádo em um escanteio, desta vez foi Dalberto quem definiu: 3 a 0.
Continua depois da publicidade
O Avaí volta a jogar domingo, novamente fora de casa, contra o Guarani, em Campinas. Quem vem para Florianópolis é o Juventude, próximo adversário do Figueirense.
Depois, o Avaí encerra o primeiro turno contra o América-MG, na Ressacada. O tão esperado ingresso no G4, porém, é missão para o returno.
Confira a entrevista coletiva com o técnico Geninho após a partida:
Ficha técnica
JUVENTUDE: Marcelo Carné; Wellington Silva (Luís Ricardo), Genilson, Nery Bareiro e Eltinho; Gabriel Bispo (Tarta), Gustavo Bochecha e Renato Cajá; Capixaba (Rafael Silva), Dalberto e Breno (Carlos Eduardo). Técnico: Pintado.
AVAÍ: Gledson; Airton (Vinícius Jaú), Betão, Alan Costa; Felipe, Ralf (Luan Silva), Pedro Castro e João Lucas; Valdívia (Renatinho), Getúlio (Tucão) e Gáston Rodríguez (Ronaldo). Técnico: Geninho.
Continua depois da publicidade
Gols: Breno, aos 34min, no primeiro tempo; Breno, aos 9min, e Dalberto, aos 15min, no segundo.
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Carlos Henrique de Souza (trio do RJ).
Cartões amarelos: Wellington Silva, Bochecha (J), Gastón Rodríguez (A)