O bilionário Donald Trump tomou posse nesta segunda-feira (20) como o novo presidente dos Estados Unidos. Ele volta ao cargo que já ocupou durante os anos de 2017 e 2021.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A cerimônia de posse começou por volta das 8h (horário de Brasília), mas o juramento de Trump para o retorno à Casa Branca, considerada a celebração mais importante, e os discursos de posse ocorreram na parte da tarde, a partir das 13h. Ao fim das celebrações houve ainda um almoço como novo presidente. Trump também anunciou uma série de decretos que deve assinar já no primeiro dia de volta ao cargo, uma tradição da política norte-americana.
Reveja a cerimônia de posse de Trump
A cerimônia teve celebrações na Igreja St John’s, onde ocorreu uma missa. Na Casa Branca, Trump foi recebido pelo presidente que deixa o cargo, o democrata Joe Biden. Em seguida, eles partiram juntos em comboio para o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, onde ocorre a maior parte das cerimônias. As celebrações ocorreram na parte interna do prédio em função da onda de frio que atinge o país.
Veja fotos da posse de Trump nos EUA
Continua depois da publicidade
Acompanhe os principais momentos da posse em tempo real
- Donald Trump chegou por volta das 10h45min (horário de Brasília) à Igreja de St. John, em Washington, local da primeira cerimônia do dia, uma missa fechada a convidados. Ele estava acompanhado da esposa, Melania, e também teve a companhia dos filhos e outros familiares.
- Por volta das 11h30min, Trump deixou a Igreja de St. John após o primeiro evento do dia de posse e partiu para a Casa Branca. No local, ele encontrará o presidente que deixa o cargo nesta segunda, Joe Biden, e a vice Kamala Harris, derrotada por Trump na eleição de novembro.
- Ao meio-dia (horário de Brasília), Trump e Melania chegaram à Casa Branca e foram recebidos por Joe Biden e pela esposa. Na chegada, eles posaram para uma foto oficial. Em seguida, entraram para tomar um chá. Biden também entregou a tradicional carta de troca de mandato ao novo presidente. Após o encontro dos dois, Trump seguirá para o Capitólio, onde ocorre a maior parte das celebrações.
- Após cerca de meia hora reunidos na Casa Branca, Trump e Biden seguiram juntos para o Capitólio, onde ocorrerá a posse. Eles chegaram ao prédio por volta das 13h, quando teve início a cerimônia de posse.
- Ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama compareceram à cerimônia e foram chamados na abertura da cerimônia de posse.
- Após a apresentação de ex-presidentes, de Joe Biden e do próprio Trump, a cerimônia teve sequência com a oração inicial.
- Na sequência, o vice-presidente J. D. Vance prestou juramento para assumir o cargo.
- Em seguida, foi a vez de Trump fazer o juramento e se tornar oficialmente o 47º presidente dos EUA.
- Em discurso de pouco mais de meia hora, Trump esbanjou otimismo, prometeu uma “era de ouro” para os Estados Unidos e antecipou algumas das primeiras ações, como uma decretação de emergência na fronteira Sul do país, apertando o cerco contra a imigração.
- Ao fim do discurso de posse, Trump falou para apoiadores que estavam do lado de fora do Capitólio. Nas falas, o novo presidente abordou questões sobre política de gênero, guerras e exploração de petróleo para fortalecimento da economia norte-americana
Leia também
Lula diz que não quer briga com EUA de Trump e que torce por “gestão profícua”
Convicção ou oportunismo? Trump 2.0 põe à prova discurso de empresas
Tudo sobre a posse de Donald Trump, bilionário que volta à presidência dos Estados Unidos