A coroação do rei Charles III aconteceu neste sábado (6), oito meses após a morte da rainha Elizabeth 2ª. Esta será a primeira coroação desde 1953. Além do cerimonial da monarquia no Castelo de Windsdor, a coroação contou com shows de Katy Perry, Lionel Richie e Andrea Bocelli.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O evento começou pontualmente às 11h, no horário local, na Abadia de Westminster. O início foi marcado pelo rei dizendo “Em Seu nome e segundo Seu exemplo, não venho para ser servido, mas para servir”.

Cerca de 2.200 convidados — entre os quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o líder francês, Emmanuel Macron, a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, e o filho mais novo do rei, Harry, que veio sem a mulher — acompanharam o evento, que terminou cerca de duas horas depois.

Veja a carruagem que será utilizada na coroação do rei Charles III

Continua depois da publicidade

Charles recebeu do moderador da Igreja da Escócia uma Bíblia, referindo-se a ela como a “lei real”. A Igreja da Escócia é de orientação calvinista presbiteriana, e é compromisso do rei defender sua independência.

Em seguida, o rei fez o juramento de preservar e manter a fé, guiando-se pelos princípios cristãos na promoção da justiça. Tudo isso é curioso, já que o rei não governa — o monarca britânico tem apenas três direitos: o de ser consultado, o de encorajar e o de alertar. Depois de uma breve oração do arcebispo da Cantuária na intenção de que Deus proteja o rei, o premiê britânico, Rishi Sunak, que é hindu, leu o trecho bíblico de Colossenses 1:9-17, que proclama o reino de Jesus Cristo sobre todas as coisas.

A unção foi um dos momentos mais importantes da liturgia. Ocorreu em discrição, com o rei longe das vistas do público, atrás de um dossel, uma espécie de biombo. Ele teve parte das vestes retiradas e recebeu o óleo na testa e no peito. Depois, foi entregue a ele o cetro e o cajado, símbolos de poder temporal e espiritual, além de peças como esporas, espada, manto, estola, orbe, anel e luva.

A coroação, acompanhada de uma fanfarra, foi o sinal para que os sinos da abadia bimbalhassem, ao mesmo tempo em que tropas de artilharia dispararam por todo o país. Após a entronização, o rei começou a receber homenagens. Primeiro da Igreja da Inglaterra, depois do sangue real, pelo príncipe William.

Continua depois da publicidade

A seguir, foi o momento da coroação de Camilla, antes Parker-Bowles, que recebeu relíquias, como o anel de consorte, e a coroa da rainha Mary, de 1911, com três diamantes. Uma série de hinos e rezas finalizaram o serviço. Na sequência, Charles e Camilla iniciaram o trajeto de volta ao Palácio de Buckingham, desta vez carregando coroas nas cabeças.

Acompanhe a cerimônia

*Com informações da Folhapress

Leia também:

Lula vai a Londres para coroação do rei Charles 3º