Florianópolis sedia desta terça-feira (22) até quinta-feira (24) o encontro nacional que planeja a operação e o uso da infraestrutura aeroportuária para pousos e decolagens em data e horário específicos. A Conferência de Slots Florianópolis – Summer 2019, no Visitor Center da Floripa Airport, organiza a malha aérea nacional de março a outubro.

Continua depois da publicidade

Ao sediar o evento, a concessionária do Aeroporto Hercílio Luz irá mostrar a estrutura em construção do novo terminal e pretende sensibilizar as companhias aéreas a ampliar as operações em Florianópolis.

— O fato de acontecer aqui ajuda. Temos a oportunidade de mostrar a nossa infraestrutura, apesar de estar 60% pronta. Eles vão visitar a obra e vão ter uma noção da infra-estrutura e de todos elementos de capacidade que influenciam a aprovação de um voo — afirma o diretor de operações da Floripa Airport, Ricardo Gesse.

Participam do evento 43 representantes de companhias aéreas (Azul, Avianca, GOL, Latam, Aerolíneas Argentinas, Cabo Verde Airlines, TAP, além das cargueiras Modern Logistics e Atlas) e de aeroportos brasileiros, como os de Brasília, Confins, Galeão, Guarulhos, Natal, Porto Alegre, Salvador e Viracopos e representantes da Agência nacional de Aviação Civil.

Durante três dias de evento os coordenadores de slots definirão a alocação de pousos e decolagens em todo país para a próxima temporada, que vai de março a outubro. A cada seis meses a Conferência é realizada em uma cidade. Essa é a primeira vez que Florianópolis recebe o encontro.

Continua depois da publicidade

SLOT

Um slot aeroportuário pode ser entendido como uma vaga, obtida a partir de uma autorização dada por um coordenador para uma operação planejada de voo. Isso permite usar a infraestrutura aeroportuária necessária para os pousos e decolagens em uma data e hora específicas.