Ao menos 16 municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência na última semana devido aos estragos ocasionados pela intensa chuva que atinge o Estado desde a última segunda-feira (10). De acordo com a Defesa Civil, apenas na região Oeste mais de 8 mil pessoas foram atingidas de forma direta.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Apesar de a chuva ter dado uma trégua em algumas cidades no início desta semana, a previsão alerta para tempo instável e com chuva passageira acompanhada de trovoadas nos próximos dias, segundo o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski.
As cidades que registraram maiores estragos em Santa Catarina estão localizadas na região Oeste, onde 14 delas decretaram situação de emergência. Ainda de acordo com a Defesa Civil, os prejuízos econômicos públicos e privados já passam de R$ 53 milhões nos municípios da região.
Cidade de SC tem 78% da população afetada pela chuva e decreta situação de emergência
Continua depois da publicidade
Na Grande Florianópolis todas as 22 cidades tiveram danos, sendo Biguaçu, Florianópolis, Tijucas e Alfredo Wagner as mais afetadas com alagamentos e estragos em estradas e rodovias.
Os municípios de Rio das Antas e São Domingos, no Oeste, além de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, solicitaram ao Estado R$ 176 mil em itens para socorrer os afetados pelas chuvas. A Defesa Civil listou itens que já foram comprados. Entre eles estão kits de alimentação, colchões e produtos de higiene pessoal e para a limpeza doméstica.
Veja a lista de cidades em situação de emergência
- Aberlardo Luz
- Bom Jesus
- Coronel Martins
- Entre Rios
- Galvão
- Ipuaçu
- JUpia
- Legeado Grande
- Novo Horizonte
- Ouro Verde
- Passos Mais
- São Domingos
- São Lourenço do Oeste
- Alfredo Wagner
- Rio das Antas
Destruição de lavouras
De acordo com a Epagri/Ciram, não houve perdas expressivas nas lavouras do Estado em termos econômicos. É possível, segundo o órgão, que se verifique nos próximos dias perda em qualidade do grão, mas não em volume.
Continua depois da publicidade
As lavouras de verão estão sendo implantadas e nos casos de inundação e escorrimento de terra, será necessário o reimplante, o que não implica em redução de produção.
Estragos na Grande Florianópolis
Na Grande Florianópolis, Biguaçu e Alfredo Wagner foram as cidades mais atingidas com a chuva que chegou em Santa Catarina na última semana. Desde a segunda-feira (17), os municípios passam por recontrução e limpeza.
De acordo com a Defesa Civil, todos os 22 municípios foram atingidos.
Chuvas no Vale do Itajaí
Na região do Vale do Itajaí, a forte chuva causou alagamentos, queda de muros e deixou os rios que cortam a região no limite. A barragem de Ituporanga transbordou no domingo (16) ao atingir 100% de ocupação e as comportas precisaram ser abertas para minimizar a situação.
Em Itaió, o nível da barragem também subiu e chegou a atingir 95% de ocupação. Assim como em Rio do Sul, em que o nível do rio Itajaí-Açu atingiu cerca de 6 metros, quase 2 a mais do que a sua normalidade.
Continua depois da publicidade
A situação de ambas as barragens é considerada tranquila nesta terça-feira (18).
Planalto Norte e região Sul foram menos atingidos
A região do Planalto Norte foi a menos atingida com as chuvas na última semana e não registrou grandes estragos nos municípios. A região Sul do Estado também foi pouco atingida pelas chuvas.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Jovem sofre transfobia e sai sem tratamento de hospital em Itajaí: “Homem ou mulher?”
Aposentadoria de ministro catarinense do STJ agita bastidores de SC por disputa da vaga
Chance de ascensão social para filhos de pobres é maior em SC