Ao menos 16 municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência na última semana devido aos estragos ocasionados pela intensa chuva que atinge o Estado desde a última segunda-feira (10). De acordo com a Defesa Civil, apenas na região Oeste mais de 8 mil pessoas foram atingidas de forma direta. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Apesar de a chuva ter dado uma trégua em algumas cidades no início desta semana, a previsão alerta para tempo instável e com chuva passageira acompanhada de trovoadas nos próximos dias, segundo o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski. 

​As cidades que registraram maiores estragos em Santa Catarina estão localizadas na região Oeste, onde 14 delas decretaram situação de emergência. Ainda de acordo com a Defesa Civil, os prejuízos econômicos públicos e privados já passam de R$ 53 milhões nos municípios da região.

Cidade de SC tem 78% da população afetada pela chuva e decreta situação de emergência

Continua depois da publicidade

Na Grande Florianópolis todas as 22 cidades tiveram danos, sendo Biguaçu, Florianópolis, Tijucas e Alfredo Wagner as mais afetadas com alagamentos e estragos em estradas e rodovias. 

Os municípios de Rio das Antas e São Domingos, no Oeste, além de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, solicitaram ao Estado R$ 176 mil em itens para socorrer os afetados pelas chuvas. A Defesa Civil listou itens que já foram comprados. Entre eles estão kits de alimentação, colchões e produtos de higiene pessoal e para a limpeza doméstica.

Veja a lista de cidades em situação de emergência

  • Aberlardo Luz
  • Bom Jesus
  • Coronel Martins
  • Entre Rios
  • Galvão
  • Ipuaçu
  • JUpia
  • Legeado Grande 
  • Novo Horizonte
  • Ouro Verde
  • Passos Mais
  • São Domingos
  • São Lourenço do Oeste
  • Alfredo Wagner
  • Rio das Antas

Destruição de lavouras 

De acordo com a Epagri/Ciram, não houve perdas expressivas nas lavouras do Estado em termos econômicos. É possível, segundo o órgão, que se verifique nos próximos dias perda em qualidade do grão, mas não em volume. 

Continua depois da publicidade

As lavouras de verão estão sendo implantadas e nos casos de inundação e escorrimento de terra, será necessário o reimplante, o que não implica em redução de produção. 

Estragos na Grande Florianópolis

Na Grande Florianópolis, Biguaçu e Alfredo Wagner foram as cidades mais atingidas com a chuva que chegou em Santa Catarina na última semana. Desde a segunda-feira (17), os municípios passam por recontrução e limpeza. 

De acordo com a Defesa Civil, todos os 22 municípios foram atingidos. 

Chuvas no Vale do Itajaí

Na região do Vale do Itajaí, a forte chuva causou alagamentos, queda de muros e deixou os rios que cortam a região no limite. A barragem de Ituporanga transbordou no domingo (16) ao atingir 100% de ocupação e as comportas precisaram ser abertas para minimizar a situação. 

Em Itaió, o nível da barragem também subiu e chegou a atingir 95% de ocupação. Assim como em Rio do Sul, em que o nível do rio Itajaí-Açu atingiu cerca de 6 metros, quase 2 a mais do que a sua normalidade. 

Continua depois da publicidade

A situação de ambas as barragens é considerada tranquila nesta terça-feira (18). 

Planalto Norte e região Sul foram menos atingidos

A região do Planalto Norte foi a menos atingida com as chuvas na última semana e não registrou grandes estragos nos municípios. A região Sul do Estado também foi pouco atingida pelas chuvas. 

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Jovem sofre transfobia e sai sem tratamento de hospital em Itajaí: “Homem ou mulher?”

Aposentadoria de ministro catarinense do STJ agita bastidores de SC por disputa da vaga

Chance de ascensão social para filhos de pobres é maior em SC