Ao menos 14 cidades de Santa Catarina devem decretar situação de emergência por conta dos estragos causados pelas chuvas deste mês, segundo divulgou a Defesa Civil estadual nesta terça-feira (26). De acordo com informativo do órgão, mais de 130 unidades habitacionais foram danificadas ou destruídas.

Continua depois da publicidade

> MPF abre inquérito para investigar rompimento de lago na Lagoa da Conceição

Prefeituras como a da Capital e a de Blumenau e de Guabiruba, no Vale do Itajaí, já decretaram a situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, São João Batista, Canelinha, Anitápolis, Palhoça, Major Gercino, Nova Trento, Rodeio, Ascurra, Benedito Novo, Rio do Cedros e Apiúna estão em processo para efetivar os decretos.

Cerca de 30 municípios registraram ocorrências ao longo dos últimos dias em decorrência das fortes chuvas no Estado, como alagamentos e deslizamentos. Danos devido ao mau tempo são registados ao menos desde o dia 17 de janeiro, conforme a Defesa Civil. 

Três pessoas morreram no domingo (24). Uma das vítimas foi um homem indígena de 39 anos que foi arrastado pela força da água em Entre Rios, no Oeste. As outras duas vítimas foram mãe e filha que estavam em uma casa atingida por um deslizamento em Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

> Entenda por que chove tanto nos últimos dias em SC

Desabamento em Florianópolis
Desabamento sobre residência que deixou mãe e filha soterradas em Florianópolis, no domingo (24) (Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)

Ainda na Capital, uma lagoa usada pela Casan para enviar efluentes tratados se rompeu na manhã desta segunda na Lagoa da Conceição. A água inundou ruas, alagou casas e arrastou carros

Em Guabiruba, 30 pessoas continuavam desalojadas na manhã desta terça-feira (26). Cerca de 240 casas foram tomadas pela água e 15 ruas tiveram a pavimentação arrancada por conta da enxurrada.

> Mãe e filha morrem em deslizamento sobre casa em Florianópolis

Enxurrada em Guabiruba
A força das águas da enxurrada em Guabiruba arrancou a pavimentação das ruas (Foto: Patrick Rodrigues, Santa)

Conforme o levantamento da Defesa Civil, 137 unidades habitacionais ficaram danificadas ou destruídas, e outras 14 instalações particulares ficaram danificadas ou destruídas. Seis instalações públicas (de Saúde, Ensino, Prestadoras de Serviço ou de Uso Comunitário) foram afetadas, e 61 obras de infraestrutura pública foram danificadas ou destruídas por causa das chuvas.

Leia também

> Lagoa da Conceição: “Nenhum técnico previu o risco de rompimento”, diz engenheiro

Continua depois da publicidade

> Blumenau decreta situação de emergência por conta dos estragos das chuvas