As chuvas que atingiram Santa Catarina desde a madrugada desta quinta-feira (24) causaram alagamentos e estragos em pelo menos 10 cidades. Uma adolescente morreu em São José, na Grande Florianópolis, atingida por um muro que desabou em cima de uma casa no bairro Fazenda Santo Antônio.

Continua depois da publicidade

De acordo com o relatório da Defesa Civil divulgado no fim da tarde desta quinta, houve ocorrências em São José, Chapecó, Xaxim, Ipuaçu e Biguaçu. A reportagem também apurou estragos e alagamentos em Florianópolis, Tijucas, São João Batista, Penha e Navegantes.

A ocorrência mais grave foi em São José com a morte de uma adolescente de 12 anos. A menina foi vítima de soterramento. Um muro atingiu um dos quartos do imóvel onde a menina estaria dormindo, de acordo com a Guarda Municipal da cidade, que foi acionada às 6h50min.

Ela ficou presa nos escombros e chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Outras quatro pessoas estavam dentro da casa e tiveram ferimentos leves. No município ainda foram registradas 30 ocorrências de alagamentos e desbarrancamentos.

Já em Florianópolis aconteceu um deslizamento na Rua Monsenhor Topp, no Centro. Uma casa e um prédio de kitnets foram interditados. Pelo menos outros 11 pontos tiveram deslizamentos, de acordo com a Prefeitura.

Continua depois da publicidade

As chuvas também provocaram transtornos no trânsito da Capital. Várias rodovias e ruas ficaram alagadas.

Rodovia estadual mais movimentada de SC, a SC-401, que faz ligação com o Norte da Ilha, teve pontos de alagamento em diversos trechos. Conforme a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o acúmulo de água foi maior na passagem do elevado do bairro João Paulo.

Em frente ao elevado do CIC, próximo ao terminal da Trindade, foi precisou cautela pois havia muita água sobre a pista e nas vias laterais. A Avenida Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, ficou alagada nos dois sentidos.

Em Biguaçu foram contabilizados 20 desabamentos de muros, sendo 10 sobre residências, 250 casas atingidas e cinco famílias ficaram desabrigadas.

Continua depois da publicidade

Em São João Batista a pior situação foi na SC-108. O trânsito ficou em meia pista na curva de Santo Antônio. O asfalto possui rachaduras no trecho conhecido como "Morro da Grama", na Colônia Nova Itália. A Defesa Civil alerta aos motoristas que redobrem a atenção ao trafegar entre São João Batista a Major Gercino.

Em Xaxim e Ipuaçu houve destelhamento parcial de residências. Nos outros municípios foram registrados apenas alagamentos.

Nas últimas 24 horas o volume de chuva foi o esperado para o mês em muitas regiões, mas o local mais atingido foi a Grande Florianópolis. Em Biguaçu foi registrado 132 milímetros (mm) nas últimas 12 horas, São José 131 mm e Florianópolis 123 mm.

Confira o volume de chuva registrado em Santa Catarina nas últimas 12 horas:

– Governador Celso Ramos: 139 mm

– Biguaçu: 123 mm

– São José: 131 mm

– Florianópolis (SC-406): 123 mm

– Florianópolis (Coqueiros): 63 mm

– Porto Belo: 106 mm

– Canelinha: 97 mm

– Bombinhas: 94 mm

– Tijucas: 87 mm

– Palhoça: 86 mm

– Navegantes: 79 mm

– Balneário Piçarras: 60 mm

– Ilhota: 64 mm

– São João Batista: 66 mm

– Camboriú: 61 mm

– Itajaí: 58 mm

Vídeo mostra a situação na Grande Florianópolis

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros sobrevoaram a Grande Florianópolis, região mais atingida pelas chuvas, na tarde desta quinta-feira (24) para verificar como está a situação nos municípios.

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, há apenas dois pontos críticos com alagamentos: a região do Rio Caveiras, no bairro Fundos, em Biguaçu, e o bairro Forquilhinhas, em São José, onde ainda há muitas ruas debaixo d’água.