O professor Kmarão trouxe, na edição do Diário Catarinense desta terça-feira, os números históricos da Série B ao fim do primeiro turno. O balanço é animador para os catarinenses, que podem ter três times “quase lá”.
Continua depois da publicidade
Nos cálculos do professor, 50% dos times com 30 pontos ao fim do turno subiram nas disputas de pontos corridos da Segundona. Neste momento, Chapecoense, Joinville e Avaí podem entrar no grupo, enquanto o Figueirense somente chegaria perto.
A “lista dos 30 pontos” tem um problema: seriam, potencialmente, sete times do campeonato com 50% de chance de subir, e com duas vagas sobrando. Isso porque Chapecoense e Palmeiras já estariam garantidos na Série A 2014, no grupo dos times com 40 pontos e 100% de chances.
Chapecoense
Continua depois da publicidade
O Verdão do Oeste encara outro verde, o paulista, para definir o “campeão do turno”. Vencendo, reassume a ponta e “garante” o acesso, disputando no segundo turno um campeonato pessoal com o Palmeiras.
Joinville
O JEC, no momento, tem estes 30 pontos e pode subir mais ainda, encarando o Ceará em casa. Uma vitória pode cravar o Tricolor do Norte no G-4, caso Sport ou Paraná tropecem.
Avaí
O Leão, com 29 pontos, também deve alcançar a marca, se tiver uma boa atuação contra o Boa E.C. Uma vitória pode deixar o time no G-4 e melhorar ainda mais a situação, que já vem boa com a sequência invicta de oito jogos.
Continua depois da publicidade
Figueirense
Com tanto clubes na briga, a situação fica mais complicada para o Alvinegro. Com 26 pontos, o clube não pode chegar à marca de 30, ficando no pelotão que teria apenas 11% de acesso. Uma vitória contra o Bragantino, porém, colocaria o Alvinegro próximo deste grupo e, se a rodada colaborar, em sétimo na tabela.
A análise, claro, não é definitiva e o campeonato ainda tem mais 19 rodadas. O professor Kmarão analisou, também, as chances de título, acesso e rebaixamento da Série B.