O medicamento tarja preta Lexotan, da empresa Roche, teve um lote suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O remédio é feito da substância bromazepam e é utilizado no tratamento de ansiedade e estresse. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (19). A fabricante deverá recolher do mercado os comprimidos de 3 mg correspondentes ao lote RJ0874 (validade 01/2019). Os demais lotes do produtos estão liberados.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Omeprazol da Eurofarma tem lote suspenso pela Anvisa

Paracetamol da Prati Donaduzzi tem lote suspenso pela Anvisa

Continua depois da publicidade

Anvisa determina suspensão de uso e de distribuição de vacina contra rotavírus

A Roche emitiu um comunicado em que afirma que avisou a Anvisa sobre a detecção de uma alteração (queda na dissolução – parâmetro que determina o tempo de absorção do medicamento pelo organismo), durante estudos de estabilidade. A empresa diz ainda que “o caso não apresenta risco aos pacientes, uma vez que o ocorrido não impacta na segurança e eficácia do lote”, e que “permanece à disposição por meio do Serviço de Informações Roche – telefone 0800 77 20 289”.

A Anvisa classificou o problema como de baixo risco, que é a classe 3 prevista na Resolução RDC 55/2005. Mesmo assim, o lote interditado não deve ser utilizado. No mercado existem diferentes medicamentos genéricos e similares com o princípio ativo bromazepan.

Leia as últimas notícias