A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação e comercialização de termômetros e medidores de pressão que utilizam mercúrio entre os componentes. A decisão foi tomada a partir da Resolução Nº 922/2024, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os equipamentos que devem sair de circulação são aqueles que possuem uma coluna de mercúrio para verificar a temperatura corporal e pressão arterial. Nesses casos, o metal líquido se expande ou contrai com as mudanças.

Alzheimer e outras doenças: estudo aponta 14 hábitos que podem aumentar chances de demência

A retirada de circulação desses equipamentos é em decorrência do risco de toxicidade dos produtos para o meio ambiente. A proibição não se aplica a produtos usados para pesquisa, calibração de instrumentos ou uso como padrão de referência.

Continua depois da publicidade

Todos aqueles que forem descartados devem seguir as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, fixadas pela Anvisa em 2018. O descumprimento da resolução, segundo o órgão, constitui infração sanitária, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.

Atualmente, a população pode adquirir termômetros e medidores de pressão que não possuem mercúrio na composição, como os dispositivos digitais, aprovados pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e que são ambientalmente mais sustentáveis.

Leia também

Em Joaçaba, Hospital São Miguel realiza primeira cirurgia de alta complexidade pelo SUS

Falso médico é preso ao tentar trabalhar em UPA de Lages

Onda de calor traz temperatura de 40°C e deixa SC em alerta de perigo para a saúde