A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende combater a propaganda de bancos particulares de sangue de cordão umbilical, por considerar que os anúncios podem fazer promessas que a ciência ainda não é capaz de cumprir.
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Com slogans como “Uma decisão no presente. Um presente para o futuro”, “Um ato de amor para toda a vida”, “O seguro biológico do bebê” e “A vida de muitos filhos e de outros parentes próximos pode ser preservada”, cerca de 25 mil pais e mães no Brasil se convenceram, nos últimos anos, a pagar para congelar o sangue do cordão umbilical de seus filhos.
Por trás das frases da propaganda, há promessas de combater doenças do sangue que possam surgir nas crianças – uso que é raro e ainda pouco estudado, segundo especialistas.
– Pautamos uma conversa com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Nos preocupam esses anúncios, pela promessa de resultados de tratamentos que não são comprovados cientificamente. O negócio é muito promissor no sentido de lucro. Mas tem muito pouco ainda a oferecer de concreto do ponto de vista terapêutico – disse Geni Neumann, gerente de tecidos, células e órgãos da Anvisa.
Contraponto
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::: O que diz a Associação de Células Tronco
A entidade, que reúne três grandes bancos privados de São Paulo, diz que os tratamentos prometidos são possibilidades. Reconheceu haver abusos no marketing de empresas, mas destacou que são exceção.
– Não se pode generalizar. Se há alguém enganando, por que a vigilância não vai e fecha? – questiona Carlos Ayoub, um dos dirigentes da entidade.