A Anvisa e a Secretaria Estadual da Saúde anunciaram nesta quarta-feira o reforço da fiscalização nas fronteiras com a Argentina e o Uruguai por conta do avanço da gripe A (H1N1). O anúncio foi feito à tarde na sede da secretaria pelo gerente de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa, Paulo Cury, e pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.
Continua depois da publicidade
O trabalho deve ser iniciado na próxima semana. Atualmente a Anvisa só tem sete postos espalhados pelas fronteiras do RS. Outros oito pontos seguem desguardados. A iniciativa deve intensificar a fiscalização nesses locais. Para isso, o Estado e as prefeituras dos municípios de fronteira vão ceder funcionários para o trabalho.
O governo espera a possível participação do Exército no reforço. A proposta está sendo avaliada pelos ministérios da Saúde e da Defesa.
O trabalho nesses pontos consistirá em distribuir panfletos para veículos de transporte coletivo, turístico e caminhoneiros. As empresas de ônibus devem receber já na semana que vem declarações de saúde do viajante, que devem ser preenchidas por todos os passageiros e entregues pela transportadora à Anvisa, a exemplo do que já ocorre em aeroportos.
– O trabalho vai ser feito em toda a fronteira do Brasil, mas pelo número de casos na Argentina e no Uruguai, o foco principal é o RS – disse o gerente da Anvisa.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial
Saiba mais sobre a pandemia da gripe A:
