A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu recolher cerca de 200 lotes de medicamentos para pressão alta que teriam princípios ativos do tipo “sartana”, e que podem aumentar as chances de causar câncer após o uso de longa prazo, cinco anos, por exemplo. Estes princípios ativos foram importados pelos laboratórios da China e da Índia. De acordo com a Anvisa, a indicação para os pacientes que fazem uso dos remédios contra hipertensão é de não parar com o tratamento.

Continua depois da publicidade

— Os medicamentos anti hipertensivos que estão sendo retirados do mercado neste momento, têm uma eficácia muito grande para o controle da pressão arterial e deficiência cardíaca. A não utilização deles causa um dano imediato às pessoas que fazem uso. Risco de ataque cardíaco, insuficiência renal ou até um derrame — comenta a diretora da Vigilância Sanitária de SC, Lucélia Scaramussa Ribas Kryckyj.

Para quem utiliza algum dos medicamentos que estão entre os quase 200 lotes, o conselho é procurar um médico para que haja um acompanhamento e substituição do remédio. Clique aqui e confira a lista dos medicamentos.

Ouça a entrevista

Continua depois da publicidade