A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação do medicamento dexametasona injetável para tratamento da Covid-19. A nova indicação terapêutica será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O medicamento deve ser usado em pacientes com situação grave ou crítica da Covid-19. O pedido de nova indicação para o medicamento foi feito pela Aché Laboratórios.

Testes revelam que esse remédio reduz em um quinto o risco de morte para pacientes com suporte de oxigênio e em um terço para pacientes que necessitam de ventilação mecânica.

Também trata-se de uma droga tão barata que passou a ser utilizada em várias partes do mundo para tratar a Covid-19, do Brasil à China.

Continua depois da publicidade

Mortes relacionadas à Covid somaram 14,8 milhões em 2 anos, estima OMS

A inclusão de nova indicação do medicamento foi baseada nas recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) publicadas no documento Therapeutics and Covid-19: living guideline, e nas manifestações de autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes, como a EMA (Agência Europeia de Medicamentos).

“A Anvisa alerta que nenhum medicamento para Covid-19, substitui as vacinas aprovadas”, disse o órgão, por meio de nota.

Leia também

Ministério Público arquiva inquérito em Joinville sobre dengue

Laboratório do Hospital Infantil Joana de Gusmão apresenta erros em exames, alerta CRM

Centro de Florianópolis terá local de testagem da Covid-19