A Anvisa lançou nesta terça-feira o projeto Pacientes pela Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, que vai oferecer ferramentas e informações para aprimorar a qualidade do atendimento em consultórios durante procedimentos cirúrgicos, internações e exames clínicos. A proposta foi apresentada durante a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.

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– Quando o paciente se envolve no próprio tratamento, aumentam as chances de sucesso do procedimento. O projeto leva ao conhecimento do paciente um conjunto de normas e regulamentos da Anvisa voltados à segurança dos serviços de saúde – explicou Diana Carmem Nunes de Oliveira, gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, área da Anvisa que está à frente do projeto.

Uma das ferramentas do projeto é um folder que orienta o paciente a fazer perguntas que são estratégicas no processo de assistência à saúde. O paciente deve ser informado, por exemplo, sobre quais são os riscos envolvidos em um processo cirúrgico e os cuidados a se tomar antes da cirurgia.

Ao mesmo tempo em que traz informações sobre os direitos do paciente, o folder propõe que cada pessoa zele pela própria saúde com atitudes como informar ao médico quais são os medicamentos que consome antes de receber uma nova prescrição. A Anvisa também disponibilizou em sua página um hotsite com um conjunto de informações sobre segurança do paciente, com normas, manuais e materiais de divulgação voltados para os pacientes e os profissionais de saúde.

O Brasil é um dos países que compõem a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004.

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Veja algumas orientação da Anvisa que promovem a boa comunicação entre o paciente e o profissional da saúde:

1) No caso de consulta:

– Faça perguntas e se certifique de que foram respondidas e compreendidas.

– Se necessário, convide um familiar ou amigo para acompanhá-lo durante a consulta para ajudá-lo a fazer as perguntas e a compreender as respostas.

2) No caso de cirurgias:

– Pergunte ao cirurgião como é a cirurgia, como é o preparo do pré-operatório, qual o tempo de duração, quais os resultados esperados e como irá se sentir após a cirurgia e quais são as possíveis complicações cirúrgicas?

– Tenha certeza de que você e o seu cirurgião estão de acordo com a cirurgia que será realizada.

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– Informe ao cirurgião, ao anestesiologista, ao farmacêutico e ao enfermeiro casos de alergia a medicamentos e reação adversa à anestesia.

3) No caso de necessidade de exames diagnósticos:

– Pergunte ao médico, enfermeiro, farmacêutico ou biomédico como é feito o exame, se precisa de algum preparo antes do exame e como receberá os resultados dos exames realizados.

– Pergunte ao médico o que significa o resultado do exame realizado e a relação com o seu estado de saúde.

4) No caso de consultas e uso de medicamentos:

– Informe ao médico quais os medicamentos você usa atualmente (leve uma lista dos medicamentos).

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– Informe se tem alergia a algum medicamento ou alimento.

– Pergunte ao médico ou enfermeiro ou farmacêutico sobre riscos de combinar medicamentos, alimentos e suplementos alimentares.

– Pergunte se há necessidade ou não de receita médica para adquirir os medicamentos prescritos.

– Verifique se a prescrição médica está clara e legível.

– Leia sempre o rótulo e as advertências contidas na bula dos medicamentos em uso.

5) No caso de internação:

– Procure saber se o serviço de saúde está regularizado junto à Vigilância Sanitária local.

– Verifique se o hospital:

– Possui profissionais de saúde com identificação pessoal e visível (Ex.: crachá legível);

– Identifica corretamente o paciente (Ex.: pulseira de identificação);

– Realiza a administração segura de medicamentos

– Previne quedas dos pacientes (Ex.: grades na cama e auxílio para a saída do leito ou cadeira, se necessário);

– Previne úlceras de pressão, no caso de pacientes impossibilitados de locomoção (Ex.: mudança de posição frequente).

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– Lembre-se que cateteres, sondas e equipamentos devem ser manuseados exclusivamente por profissionais do serviço de saúde.

– Confira se o serviço de saúde mantém o seu prontuário em local seguro. Você pode ter acesso a ele sempre que necessário.

– Tenha certeza que você recebeu e compreendeu todas as orientações durante a alta hospitalar para garantir a continuidade dos cuidados de forma segura em sua casa.

6) Sobre o controle de infecções hospitalares:

– Verifique se o hospital possui Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

– Verifique se os profissionais de saúde higienizam as mãos antes de tocá-lo, após tocá-lo, antes da realização de procedimentos assépticos (Ex.: administração de medicamentos por via intramuscular ou endovenosa; punção de vaso; realização de curativos; inserção de sondas e outros), após contato com sangue e líquidos corporais e após tocar superfícies e objetos próximos ao paciente.

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Fonte: Anvisa