O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) decidiu nesta quinta-feira suspender dois anúncios da Petrobras. O motivo é a divulgação de mensagens de que a estatal contribui para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável do país. A ação foi movida pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente de São Paulo e Minas Gerais e do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, pelo Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Greenpeace, Instituto Akatu, Movimento Nossa São Paulo, Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (Ibap), pelas ONGs SOS Mata Atlântica e Amigos da Terra e pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).
Continua depois da publicidade
Segundo a ação, o óleo diesel produzido pela estatal é um dos piores do mundo e contribui para piorar a qualidade de vida dos brasileiros. Além disso, a previsão das entidades é de que a empresa não reduzirá, a partir de 2009, o teor de enxofre no combustível, como manda a resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A substância, altamente cancerígena, conforme as entidades, seria responsável pela morte de 3 mil pessoas por ano na capital paulista.
– É a escolha entre a vida e a morte. A empresa não pode provocar confusão na cabeça das pessoas com uma publicidade que distorce a realidade – afirmou o diretor de campanhas do Greenpeace, Marcelo Furtado.
Os representantes da agência DPZ e da Petrobras argumentaram que a resolução não determina a diminuição da quantidade de enxofre no diesel comercializado no país, a empresa atua de forma “lícita e regulamentada” e o “diesel não é o único responsável pela poluição veicular”.
A declaração foi contestada pelo médico Paulo Saldiva, que esteve na sessão fechada que julgou a ação.
Continua depois da publicidade
– Para nós, médicos, a qualidade do ar não é aceitável. Nosso estudo segue a metodologia recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é taxativa ao declarar a morte de 2 milhões de pessoas em todo o mundo por causa da poluição atmosférica.
Confira as campanhas suspensas:
Sonhar pode valer muito
Locutor: “Quanto vale seu sonho? O investimento em ações de uma empresa séria e com credibilidade internacional pode transformar seu sonho em realidade. Com altos índices de crescimento, a Petrobras trata todos os seus acionistas e investidores de forma transparente…”
Transparência
Locutor: “…pensa no seu futuro e naqueles que você ama, preservando o meio ambiente e buscando novas fontes de energia, invista em uma empresa que tem energia de sobra para pensar no futuro”
Estar no meio ambiente sem ser notada
Cena 1: Lagarto se camufla em uma árvore
Cena 2: Borboleta se camufla em uma folha
Cena 3: Peixe se camufla em uma pedra debaixo d’água