O mercado financeiro reage nesta segunda-feira, após uma semana histórica de perdas e do anúncio de novas medidas anticrise na Europa. No domingo, países da zona do euro se comprometeram a ajudar bancos. Nesta segunda, a Grã-Bretanha declarou que vai injetar cerca de US$ 63 bilhões em três grandes bancos locais.

Continua depois da publicidade

Também nesta segunda, o Federal Reserve, banco central americano, e outros quatro bancos centrais, entre eles o Banco Central Europeu (BCE), acertaram injetar mais liquidez em dólares para enfrentar as pressões nos mercados de fundos em dólares a curto prazo.

O BCE informou em comunicado que, junto com o Banco da Inglaterra, o Fed e o Banco Nacional Suíço (SNB), levará a cabo medidas conjuntas para fornecer um amplo acesso à liquidez e financiamento das instituições financeiras. O Banco da Inglaterra, o BCE e o SNB farão leilões de fundos de dólares com vencimento a sete dias, a 28 dias e a 84 dias a taxas de juros fixos que serão estabelecidos antes de cada operação.

Mercado europeu

Com as novas medidas anticrise anunciadas, o movimento é de forte alta nas bolsas européias. Às 7h20min de Brasília, após o anúncio da primeira fase do pacote britânico, a bolsa de Londres subia 4,85%. Em Frankfurt, a alta era de 6,39%. A bolsa de Paris, que chegou a subir mais de 7%, registrava alta de 6,35%.

Continua depois da publicidade

As informações são do site G1

Gráfico: entenda a crise financeira