O prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha, esteve em Brasília e na noite de terça-feira se reuniu com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos. Em pauta, as obras que a Autopista Litoral Sul está fazendo na BR-101 no município. O órgão garantiu que vai revisar o projeto de implantação de terceira faixa nos kms 144 e 146, região conhecida como Morro das Calotas, e pedir a implantação de acostamento.
Continua depois da publicidade
A reclamação da prefeitura é que o projeto atual da concessionária não prevê acostamento no trecho. Isso, segundo Bolinha, prejudicaria principalmente os moradores do Bairro Ilhota, que teriam dificuldades em trafegar a pé ou de bicicleta na região. A rodovia é a única ligação entre o bairro e o Centro. A comitiva ainda aproveitou para citar o fato de a Autopista ter começado as obras sem a licença ambiental.
A outra obra que entrou em pauta no encontro foi a da ponte sobre o Rio Bela Cruz, na Marginal Leste, no Centro. Atualmente, os trabalhos no local estão parados. Segundo Bolinha, a ANTT vai pedir agilidade na conclusão dos trabalhos.
Através de nota, a Autopista Litoral Sul informou que entregou o documento referente às licenças ambientas na terça-feira. O certificados foram emitidos pelo Ibama, incluindo uma autorização de supressão de vegetação.
A empresa disse que “qualquer alteração solicitada pela agência será realizada pela concessionária”. Sobre a ponte, a Autopista diz que o projeto está em desenvolvimento e deve ficar pronto no fim do mês. Assim que for aprovado pela ANTT e as licenças ambientais forem emitidas, as obras começam.
Continua depois da publicidade