A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai liberar na próxima semana obras em mais dois trevos do Contorno Viário da Grande Florianópolis, em Palhoça. São duas interseções: com a BR-101 e a BR-282. O ofício foi apresentado na sexta-feira (26) em reunião do Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes). Algumas desapropriações são entrave.
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Apesar do documento ter sido enviado na última terça-feira (23) pela Superintendência de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, em Brasília, à concessionária responsável pelo Contorno, Arteris, o coordenador de infraestrutura rodoviária da unidade regional do órgão federal em Santa Catarina, Gilmar Cardoso, disse que "a autorização sai de fato na semana que vem. A partir daí, a concessionária teria de 30 a 60 dias para iniciar os trabalhos".
Os projetos dos dois trevos estão em andamento e em fase de aprovação pela ANTT. A agência já tinha liberado os projetos funcionais para o trâmite das últimas desapropriações.
— Temos bastante segurança de que essas áreas necessárias para construção desses trevos vão ser liberadas no decorrer desse ano permitindo o início das obras no fim deste ano ou início de 2020 — disse o superintendente de investimentos da Autopista Litoral Sul (grupo Arteris), Marcelo Módolo.
Módolo garantiu que há trabalhos em andamento em 34 km dos 51 km no contorno com 410 operários da empreiteira Camargo Corrêa operando 140 equipamentos. Até agora, R$ 1,17 bilhão já foi gasto – R$ 630 milhões em obras e R$ 543 milhões em desapropriações. A Arteris ainda estima um gasto de R$ 1,6 bilhão para execução do túnel intermediário, da parte norte no trevo com a BR-101, em Biguaçu, e do trecho sul no contorno, que sofreu alteração no traçado com a inclusão de três túneis duplos, em Palhoça.
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Estudos da Fiesc sobre o Contorno Viário
A demora da ANTT na análise dos projetos executivos dos túneis previstos para o contorno e também das interseções com a BR-101 (Norte e Sul) e da BR-282 coloca em risco a entrega da obra em dezembro de 2022. A conclusão é de estudo realizado pela Fiesc, que foi apresentado em reunião do Comdes nesta sexta-feira (26), em Palhoça.
A análise, realizada pelo engenheiro Ricardo Saporiti, mostra que os projetos executivos dos quatro túneis duplos previstos, com os respectivos orçamentos, estão concluídos há cerca de 18 meses, mas ainda se encontram em análise pela ANTT. Sem a conclusão dessa avaliação pela agência reguladora, não é expedida a ordem de serviço e a concessionária não pode iniciar a obra.
— Os projetos executivos dos quatro túneis estão concluídos há 18 meses e de posse da ANTT. Fomos surpreendidos porque, no começo do ano, esse projetos voltaram a Santa catarina para serem reanalisados pelo Labtrans da UFSC. Não dá para entender perder um ano e meio de execução de obra porque os projetos não são aprovados. A estimativa de prazo da obra é de três anos, e a sociedade catarinense já perdeu metade desse prazo — lamenta Saporiti. — Porque não contrataram a Labtrans lá no começo? — questiona.
O trabalho da Federação destaca que o trecho que exige mais atenção é o que vai do km 220 (localidade de Pedra Branca, em Palhoça) até a interseção com a BR-101 (sul), numa extensão de aproximadamente 11 quilômetros.
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Neste segmento, além da implantação e pavimentação da rodovia, estão projetados três túneis duplos, duas galerias, quatro viadutos, dois trevos e uma ponte dupla. O acréscimo de custos decorrentes dessas mudanças de projeto é resultado de autorização, pela prefeitura de Palhoça, de um empreendimento imobiliário no traçado da rodovia.
Tarifa
Numa estimativa da Fiesc, o preço da tarifa poderá chegar próximo a R$ 4. O cálculo é feito com base em cada bilhão gasto. "Esse valor não está 100% correto, mas em ordem de grandeza é por aí mesmo", confirmou Marcelo Módolo.
Leia também: Arteris deve iniciar túneis do Contorno Viário da Grande Florianópolis em novembro
Túneis duplos
Durante reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e do Conselho Estadual de Infraestrutura na semana passada, o Laboratório de Transportes da UFSC (LabTrans), contratado pela ANTT para o equilíbrio financeiro e diminuir os impactos no pedágio, divulgou os estudos sobre as obras, principalmente nos projetos executivos dos quatros túneis duplos – um em São José e os outros três que surgiram com a alteração do traçado na parte sul, em Palhoça.
A ANTT prometeu que vai aprovar os projetos até 21 de novembro deste ano. A Arteris já iniciou a busca por construtoras para assinatura imediata das ordens de serviço e início das obras em dezembro deste ano. Neste cenário, em 36 meses os quatros túneis duplos estariam prontos. Assim, o contorno seria entregue em dezembro de 2022, de acordo com a concessionária.
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