Quatro vezes deputado estadual, três vezes secretário de Estado e coordenador da vitoriosa campanha do amigo Raimundo Colombo a governador, Antonio Ceron, do Partido Social Democrático (PSD), foi confirmado na tarde deste sábado como candidato a prefeito de Lages, na Serra Catarinense. A professora e ex-secretária municipal da Educação, Sirlei Rodrigues, do Partido Progressista (PP), concorrerá como vice.
Continua depois da publicidade
Na eleição de outubro, Ceron e Sirlei deverão ser os principais oponentes do deputado estadual Elizeu Mattos, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e do vereador Toni Duarte, do Partido Popular Socialista (PPS), que disputarão como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Tanto Ceron quanto Elizeu concorrerão ao Executivo pela segunda vez cada um.
Ceron, então do PMDB, foi candidato a prefeito em 1988 e perdeu a disputa para Raimundo Colombo, do PFL, que se elegia para o primeiro de três mandatos. Já Elizeu, pelo mesmo PMDB, foi candidato a vice de Décio Ribeiro, do PDT, em 2000, quando Colombo foi eleito pela segunda vez. Agora, Ceron e Elizeu têm a chance de finalmente chegar à prefeitura. Mas como adversários.
Na convenção deste sábado, realizada no Centro Serra Eventos e que contou com a presença de centenas de pessoas entre candidatos a vereador, correligionários e simpatizantes, Ceron e Sirlei foram homologados sob aplausos e discursos confiantes.
Continua depois da publicidade
Entre os mais empolgados, estavam o governador Raimundo Colombo (PSD) e o prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira, o Renatinho (PP), que subiram ao mesmo palanque novamente após duas eleições vitoriosas, em 2000 e 2004, quando foram eleitos e reeleitos prefeito e vice, respectivamente. Renatinho assumiu como prefeito em 2006, quando Colombo concorreu ao Senado. E em 2008, a união foi interrompida quando Renatinho venceu a disputa contra Fernando Coruja (PPS) que, na ocasião, recebeu o apoio de Colombo e Ceron, mas agora, está com Elizeu.
– Quis o destino e Deus, e eu sou um homem de fé, que estivéssemos juntos. A história de Lages registra com letras grandes e de ouro o seu nome -, disse Colombo a Renatinho, que chorou.
– Lages não pode voltar para trás e tem que dar continuidade às administrações de Colombo e Renatinho. Por isso, o maior presente que eu poderia receber hoje no meu aniversário é a presença de vocês para homenagear o Ceron e a Sirlei -, declarou Renatinho, que fez 65 anos.
Continua depois da publicidade
Em seu discurso, Antonio Ceron lembrou das reuniões realizadas durante três meses, desde 2 de abril, em mais de 60 dos 69 bairros de Lages, nas quais obteve mais de seis mil depoimentos falados e escritos com os anseios de parte dos 160 mil moradores.
– Aceitei o desafio de ser candidato a prefeito porque quero melhorar a vida das pessoas de Lages. E hoje estou muito mais seguro.
Já Sirlei, que destacou os investimentos do prefeito Renatinho na área social, garantiu que, se eleita como vice prefeita de Lages, dará continuidade a este trabalho, e exaltou a mulher lageana.
Continua depois da publicidade
– Nós, mulheres, estamos vivendo um novo tempo em Lages. Com a minha indicação para candidata a vice prefeita, estão nos dizendo que somos sujeito político e sabemos, com o nosso jeito, resolver as coisas mais complexas da vida. Como afro-descendente, servidora pública municipal e professora, estou muito orgulhosa por representar vocês.