Como construir uma segurança profissional, enquanto mulher, dentro de uma empresa? Uma pergunta que pode até ter a resposta pronta para alguns, esconde um desafio e tanto para milhares de brasileiras. Isso porque o assunto pode afetar outros setores, como a forma de encarar um feedback ou a coragem de se jogar em uma nova carreira de trabalho. E para falar dessa relação de gênero e empresas, o Antonietas Podcast chega em seu sétimo episódio com duas entrevistas especialistas no assunto.

Continua depois da publicidade

Antonietas Podcast aborda rotinas exaustivas e a sobrecarga de mulheres

Empreendedorismo feminino é tema do episódio do Antonietas Podcast

Para participar do bate-papo, as apresentadoras, Clarissa Batistella e Eveline Poncio, recebem a psicóloga, Melina Berthier Bandeira Pankush, e a especialista em cultura organizacional, Juliana Schwaab. Ambas passaram por uma busca por qualificação ao longo da carreira e desenvolveram suas técnicas para conseguir um alto desempenho e o sucesso profissional.

— Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn mostrou a diferença entre homens e mulheres na hora se candidatar a uma vaga de emprego. Nós mulheres, por exemplo, nos sentimentos com a necessidade de atender 100% dos critérios da vaga oferecida. — explica Eveline.

Continua depois da publicidade

A pesquisa ainda mostra que para os homens basta atingir 60% dos critérios da vaga para que eles se candidatem a vaga. Para a especialista Juliana, os dados são um reflexo da própria cultura em que as mulheres, de fato, recebem mais cobranças e se cobram também.

— Várias pesquisas mostram que o feedback negativo impacta muito mais nós, mulheres, do que os homens. E a tendência disso é trazer uma introspecção. Como se preparar melhor para esses momentos? Tanto para dar, quanto para receber um feedback. — questiona Clarissa.

Para a psicóloga Melina, esse comportamento pode estar atrelado à relação de tolerar muitas atitudes externas, tanto no mundo corporativo quanto no ambiente familiar, e ter dificuldade de dizer ao outro aquilo que está percebendo. Uma situação que também tem forte ligação a cultura social.

Ouça o episódio completo pelo Spotify

Conheça mais do projeto Antonietas

A NSC estreou em maio de 2024 o projeto Antonietas, que visa ampliar voz, espaço e visibilidade a mulheres catarinenses que são destaque em suas áreas de atuação. O projeto inspirado em Antonieta de Barros terá conteúdos em todas as mídias, com múltiplos formatos. Mulher, jornalista, negra, professora e uma das primeiras mulheres a serem eleitas no Brasil, Antonieta teve, entre seus ideais, a emancipação feminina, firmada em 1979. 

Continua depois da publicidade

Antonietas Podcast: Mulheres falam sobre a dupla jornada entre a carreira e a maternidade

Relembre como foi a estreia do projeto

O projeto surge com um holofote perene, inclinado para exemplos, histórias reais, iniciativas, discussões comportamentais que valorizam a mulher e a colocam no lugar onde sempre deveria ter estado: o de paridade.  

— Muitas mulheres vão se inspirar para ter força, coragem e determinação para ser quem elas quiserem ser. Tenho certeza que elas vão se ver neste projeto. A força da mulher catarinense está na vontade de vencer — destacou a vice-governadora.

NSC lança projeto Antonietas para dar voz, espaço e visibilidade para mulheres catarinenses

Antonietas Podcast debate a importância de mulheres na tecnologia

Veja o episódio completo pelo Youtube:

Ficha técnica

Este podcast é uma produção da NSC, através do NSC Total e CBN Floripa. A produção, roteiro e apresentação é de Clarissa Batistella e Eveline Poncio. Equipe técnica é de Juliano Albuquerque de Lima, Guilherme Henrique e Ricardo Barreto. Direção de Imagem é de Romeu Kirchke. Imagens de Ana Paula Santos. Edição de Lucas Amorelli. Coordenação geral de Raquel Vieira e Daniella Peretti.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Antonietas Podcast estreia com episódio sobre liderança feminina

Antonietas Podcast debate a importância da independência financeira feminina