Em seu sexto episódio, o Antonietas Podcast debate o tema empreendedorismo feminino. Diante da realidade das mulheres que decidem abrir seus próprios negócios, o Brasil é o sétimo país do mundo com o maior número de empreendedoras. São, no total, mais de 32 milhões de mulheres nesta posição em solo brasileiro.

Continua depois da publicidade

Antonietas Podcast aborda rotinas exaustivas e a sobrecarga de mulheres

Para compartilhar experiências de sucesso, as apresentadoras Clarissa Batistella e Eveline Poncio recebem duas mulheres que traçaram esse caminho. A primeira delas é Grasi Medeiros​, de 41 anos, que é mãe e, após anos trabalhando como CLT em cargo de liderança, decidiu abrir a sua própria loja de roupas em meio a pandemia da Covid-19.

Nesta trajetória como empreendedora, ela criou uma comunidade em torno de seu negócio e passou a incentivar outras mulheres empreendedoras por um grupo de mentorias. Isso porque, segundo ela, o mundo do empreendedorismo é totalmente solitário. Assim, essa foi uma das formas que ela encontrou para quebrar essa barreira. “Eu te divulgo e tu me divulga. A gente cresce juntas”, explica.

Junto dela está Tamara Damares, mãe de três filhos, formada em gestão de negócios. Atualmente, ela ministra palestras, treinamentos e cursos sobre sua jornada como empresária.

Continua depois da publicidade

Ela influencia ainda demais mulheres a seguirem neste meio através de suas redes sociais. “O mundo digital é um mundo muito masculino, tem muito mais homem do que mulher. Eu participo de grandes grupos de mastermind, sendo a única mulher preta [neles]. Tem nem homem preto”, comenta. Desta forma, Tamara ressalta a importância de atuar como uma referência de gênero e raça.

“Tem três caras gigantes no mercado digital hoje como referência que são pretos, que me mandaram mensagem dizendo como era bom ver uma mulher preta trazendo a estrutura que eu trago para a gente poder puxar mais mulheres pretas”, fala. Tamara tem como meta formar mais mulheres pretas para ocuparem esses espaços no mercado e na sociedade. Ouça o episódio completo abaixo.

Ouça o episódio completo pelo Spotify

Conheça mais do projeto Antonietas

A NSC estreou em maio de 2024 o projeto Antonietas, que visa ampliar voz, espaço e visibilidade a mulheres catarinenses que são destaque em suas áreas de atuação. O projeto inspirado em Antonieta de Barros terá conteúdos em todas as mídias, com múltiplos formatos. Mulher, jornalista, negra, professora e uma das primeiras mulheres a serem eleitas no Brasil, Antonieta teve, entre seus ideais, a emancipação feminina, firmada em 1979. 

Antonietas Podcast: Mulheres falam sobre a dupla jornada entre a carreira e a maternidade

Relembre como foi a estreia do projeto

Continua depois da publicidade

O projeto surge com um holofote perene, inclinado para exemplos, histórias reais, iniciativas, discussões comportamentais que valorizam a mulher e a colocam no lugar onde sempre deveria ter estado: o de paridade.  

— Muitas mulheres vão se inspirar para ter força, coragem e determinação para ser quem elas quiserem ser. Tenho certeza que elas vão se ver neste projeto. A força da mulher catarinense está na vontade de vencer — destacou a vice-governadora.

NSC lança projeto Antonietas para dar voz, espaço e visibilidade para mulheres catarinenses

Antonietas Podcast debate a importância de mulheres na tecnologia

Veja o episódio completo pelo Youtube:

Ficha técnica

Este podcast é uma produção da NSC, através do NSC Total e CBN Floripa. A produção, roteiro e apresentação é de Clarissa Batistella e Eveline Poncio. Equipe técnica é de Juliano Albuquerque de Lima, Guilherme Henrique e Ricardo Barreto. Direção de Imagem é de Romeu Kirchke. Imagens de Ana Paula Santos. Edição de Lucas Amorelli. Coordenação geral de Raquel Vieira e Daniella Peretti.

Leia mais

Antonietas Podcast estreia com episódio sobre liderança feminina

Antonietas Podcast debate a importância da independência financeira feminina