Escolhas, renúncias, mudanças, desafios e tabus são encontrados quando o assunto é carreira e maternidade. Quantas mulheres têm suas rotinas de trabalho completamente atravessadas quando escolhem também pela maternidade? Quantas delas são questionadas constantemente sobre a presença e o tempo que dedicam para cada um desses papéis? Com convidadas que vivenciam essa realidade, o segundo episódio do Antonietas Podcast debate esses dois temas.
Continua depois da publicidade
Ouça também o primeiro episódio sobre liderança feminina
A conversa desta semana teve a presença da psicóloga, autora do livro Maternidade Possível e mãe de dois meninos, Juliana Baron e a gerente sênior na área de Sucesso do Cliente na RD Stations, membro do comitê de mães da empresa e mãe de uma adolescente, Mariana Gomes Magalhães.
— Acaba sendo um dilema, não era para ser, mas acaba que a gente tem que fazer escolhas entre dois caminhos [maternidade e carreira profissional] que parecem que em quase nenhum momento se encontram. — conta Juliana na sua experiência com o segundo filho quando já estava inserida no mercado de trabalho.
Para a empreendedora Mariana Gomes, a maternidade era uma certeza e estava dentro de seus grandes planos para a vida, mas junto com esse desejo ela também crescia profissionalmente e as duas vontades acabaram se encontrando durante uma proposta de emprego.
Continua depois da publicidade
— Eu aceitei um convite para assumir uma nova posição na empresa e descobri na mesma época que estava grávida. Hoje eu converso com muitas pessoas do trabalho sobre isso, o plano da maternidade, o receio com a carreira. — explica Mariana.
O bate-papo é mediado pelas jornalistas Eveline Poncio e Clarissa Batistella que debatem com as convidadas sobre essa realidade de muitas mulheres brasileiras, com exemplos e vivências pessoais, mas que quando compartilhadas entre outras profissionais e mães também encontram semelhanças e força para seguir na dupla jornada diária.
Ouça o episódio completo pelo Spotify:
Conheça mais do projeto Antonietas
A NSC estreou neste mês de maio o projeto Antonietas, que visa ampliar voz, espaço e visibilidade a mulheres catarinenses que são destaque em suas áreas de atuação. O projeto inspirado em Antonieta de Barros terá conteúdos em todas as mídias, com múltiplos formatos.
Mulher, jornalista, negra, professora e uma das primeiras mulheres a serem eleitas no Brasil, Antonieta teve, entre seus ideais, a emancipação feminina, firmada em 1979.
Continua depois da publicidade
Veja como foi a estreia do projeto
O projeto surge com um holofote perene, inclinado para exemplos, histórias reais, iniciativas, discussões comportamentais que valorizam a mulher e a colocam no lugar onde sempre deveria ter estado: o de paridade.
— Muitas mulheres vão se inspirar para ter força, coragem e determinação para ser quem elas quiserem ser. Tenho certeza que elas vão se ver neste projeto. A força da mulher catarinense está na vontade de vencer — destacou a vice-governadora.
NSC lança projeto Antonietas para dar voz, espaço e visibilidade para mulheres catarinenses
Veja o episódio completo pelo Youtube:
Ficha técnica
Este podcast é uma produção da NSC, através do NSC Total e CBN Floripa. A produção e roteiro é de Clarissa Batistella e Eveline Poncio, equipe técnica Ricardo Barreto e Guilherme Henrique. Edição e pós-produção de Lucas Amorelli e Aurora Ribas. A apresentação é de Eveline Poncio e Clarissa Batistella. E a coordenação geral é de Raquel Vieira e Daniella Peretti.
Continua depois da publicidade