Após dois mandatos do prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP), a eleição de Araranguá traz um dado curioso. Dos três principais candidatos, dois foram vices do atual prefeito – mas nenhum deles é o candidato do pepista à própria sucessão.

Continua depois da publicidade

O candidato do PMDB é Cesar Antônio Cesa, que foi vice de Mazzuco Neto no primeiro mandato, entre 2005 e 2008. Na época era filiado ao PPS. É peemedebista desde o ano passado. O vice é Anísio Prêmoli (PMDB) e a aliança conta ainda com PSC, PPS, PSDB e PC do B.

O atual vice-prefeito, Sandro Maciel (PT), também é candidato à sucessão de Mazzuco Neto. É a quarta vez que o petista concorre a prefeito _ desde 1996, a única vez que esteve fora da disputa foi quando compôs a chapa com o atual prefeito. O vice na chapa de Maciel é Rodrigo Turatti (PDT) e a coligação é completada por PRB, PTB, DEM, PHS e PSB.

Apesar de ter seus ex-companheiros de chapa na disputa, Mazzuco Neto apoia como sucessor o ex-secretário municipal Dilnei Almeida (PP) – estreante em disputas eleitorais. Ele acabou ficando com a vaga após as desistências do ex-prefeito Antônio Henrique Ghizzo (PP) e do vereador Daniel Viriato Afonso (PP). O vice de Almeida é o vereador e presidente da Câmara José Hilton Sasso (PP). Também integram a coligação o PR e o PSD.

Continua depois da publicidade

O quadro eleitoral de Araranguá tem mais dois candidatos com pedido de registro divulgado pelo TSE. O PV apresenta chapa pura com Angelo Elton Coral (PV) na disputa pela prefeitura e José Mario de Boni como vice. PCB, PSOL e PSTU estão juntos em uma frente liderada por Rodrigo Lima (PCB) com Maria Aparecida Rocha (PSOL) de vice.