Uma obra às margens da Praia de Jurerê começou a ser demolida na manhã desta terça-feira, em Florianópolis. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), a construção, que existe há cerca de três décadas, estava sendo usado como bar e uma reforma não autorizada estava em andamento. A comunidade que acompanhava a obra, protestava contra a demolição.

Continua depois da publicidade

No local, uma retroescavadeira, um caminhão e sete homens trabalhavam para desmontar a construção irregular, além dos fiscais da Floram e SMDU. A comunidade que acompanhava a demolição protestou contra a ação da prefeitura.

Moradora há 6 anos no local e que não quis se identificar contou que o estabelecimento antigo se chamava Bar da Canoa até ser vendido para o atual dono.

– É um absurdo isso, estão demolindo tudo! Se só a reforma era irregular, por que não derrubaram apenas a nova estrutura? – disse ela.

Continua depois da publicidade

O chefe de fiscalização da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) Marcelo Ferreira conta que a reforma, feita sem autorização legal, estava descaracterizando a construção.

– Temos informações de que ele já havia feito mudanças na estrutura, com construção de colunas internas. Também há indícios de que ergueria um segundo andar. Eu mesmo o avisei que não poderia fazer isto.

A legislação proíbe este tipo de construção naquele local, que fica sobre as dunas da praia. O rancho já existia, mas quando as reformas começaram, tornou-se ilegal, explica o diretor.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano José Carlos Rauen, os pedidos para que a prefeitura permitisse a reforma estavam sendo feitos desde dezembro, sempre com parecer negativo.

– A ordem para a demolição foi dada no fim da tarde de segunda-feira e começou por volta de 10h do dia seguinte, quando os fiscais da Floram e da SMDU chegaram ao local com os veículos – detalha Rauen.

O atual proprietário não estava no local para comentar a demolição.