Uma importante parte da história da cidade, esquecida por muitos e desconhecida por tantos outros, está em destaque na exposição “Porto de Joinville: Memórias às Margens do Cachoeira”, no Arquivo Histórico de Joinville (AHJ).
Continua depois da publicidade
A mostra reproduz fotografias e cartões postais pertencentes ao acervo do Arquivo e que mostram cenas do dia a dia do antigo Porto – que funcionava nas imediações do Mercado Público Municipal – a paisagem, o comércio, os trabalhadores do local que foi o único elo da então Colônia Dona Francisca com São Francisco do Sul, e principal ponto de chegada e escoamento de mercadorias.
As imagens são datadas do período de 1866 até o início da década de 1970, quando o Porto de Joinville efetivamente encerrou suas atividades.
De acordo com o historiador Dilney Cunha, coordenador do Arquivo Histórico de Joinville, a exposição tem o intuito de mostrar à comunidade a importância do rio Cachoeira para a história da cidade.
— O Arquivo Histórico é vizinho do rio Cachoeira e queremos contar essa parte da história dele, desconhecida para muitas pessoas. A exposição também é uma forma de refletirmos sobre a importância da sua preservação ambiental — completa.
Continua depois da publicidade
A exposição “Porto de Joinville: Memórias às Margens do Cachoeira” segue até o final do mês de maio. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650 – Saguaçu.