Neste fim de semana, um anticiclone atingirá as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país, elevando os termômetros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não descarta a possibilidade de uma nova onda de calor, quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal. Santa Catarina não será atingida.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Um anticiclone é caracterizado por uma massa de ar seco de natureza descendente. O fenômento impede a ascensão do ar, dificultando a chegada de frentes frias e favorecendo a permanência do ar seco e quente.

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, o anticiclone forma uma barreira atmosférica, dificultando a formação de nuvens e promovendo um aumento das temperaturas. Este padrão climático já está gerando alertas de baixa umidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

São esperadas temperaturas acima de 30ºC no Mato Grosso do Sul, Noroeste do Paraná, Centro-oeste de São Paulo, Sul de Mato Grosso e áreas de Goiás. Alertas de perigo potencial para baixa umidade do ar foram emitidos para algumas regiões desses estados, com umidade relativa variando entre 30% e 20%.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre as ondas de calor

Tempo em SC

Santa Catarina não deve ser atingida pelo anticiclone, de acordo com a Epagri/Ciram. O Estado terá temperaturas elevadas, mas o tempo será chuvoso a partir de domingo (28), com a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul.

O sábado sábado (27) será de tempo firme, com máximas passando dos 30°C em quase todas as regiões. A partir de domingo, as temperaturas seguirão altas, mas haverá instabilidades principalmente na metade Sul do Estado, com temporais, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Leia também

“Cigarralipse”: 1 trilhão de cigarras saem da terra e assustam moradores nos EUA

Município vive epidemia de dengue no Sul de Santa Catarina

Santa Catarina vai receber nova remessa de vacinas contra a dengue; veja região