O terminal lacustre da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pode ser liberado ao público no próximo fim de semana. A prefeitura finalizou a reforma em novembro, mas a cooperativa que opera o serviço de transporte (Cooperbarco) ainda precisa fazer algumas adequações. A estrutura foi interditada pela Defesa Civil em agosto deste ano por falta de segurança.

Continua depois da publicidade

O secretário de infraestrutura, Valter Gallina, alegou que a reforma já está pronta, mas que a cooperativa ainda não terminou de se instalar.

— Faz quinze dias que a nossa parte está pronta. Foi liberado pela Defesa Civil, só que a Cooperbarco está fazendo algumas adequações — disse Gallina.

O presidente da Cooperbarco, Bruno Laureano, detalhou as adequações que são feitas e disse que a operação no "novo" terminal pode começar no fim de semana.

— A prefeitura fez toda parte de estrutura, mas a gente da fazendo a limpeza, pintura do escritório e colocação dos pneus no lugar onde os barcos atracam. De repente neste final de semana já vai estar funcionando. No máximo, no meio da próxima semana, porque vai ficar com cheiro de tinta ali — contou Laureano.

Continua depois da publicidade

Desde a interdição, uma guarita provisória de madeira é usada para venda das passagens de barco à Costa da Lagoa. O atendimento segue sobre o trapiche de madeira próximo à ponte da Lagoa da Conceição onde hoje ficam encostadas as embarcações enquanto não são usadas.

O terminal lacustre é usado por cerca de 600 pessoas por dia. Fora da temporada, o transporte é feito da Lagoa da Conceição à Costa da Lagoa. No verão, também são oferecidas viagens à Barra da Lagoa.