A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones voltou a ser ponto turístico de Florianópolis após três anos de restauração. Apesar de a nova estrutura ter sido inaugurada nesta segunda-feira (27), a previsão de abertura para visitação de público externo é de 30 dias.

Continua depois da publicidade

Fortaleza de Santo Antônio volta a ser ponto turístico em Florianópolis após três anos em obras

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Como parte do triângulo defensivo da Baía Norte da Capital, no século 17, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones passou duas vezes por obras. Nesta atual, houve recuperação dos rebocos feitos, anteriormente, à base de cal, piso e forros, e a colocação de lugares acessíveis. As coberturas também foram refeitas, assim como a instalação elétrica e hidráulica. Foi implantado também um sistema de prevenção de descargas atmosféricas e incêndio.

A Fortaleza passa agora a ter pontos de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências. Um elevador foi instalado ao lado do novo trapiche do local para facilitar a chegada de cadeirantes.

Continua depois da publicidade

Com prazo definido para iniciar o turismo em 30 dias, a UFSC — que administra a Fortaleza — deve definir, ainda, como vão funcionar os passeios até o ponto.

— Ainda precisamos colocar um local para servir água para as pessoas e planejar os roteiros turísticos que venham até aqui. Os Escunas já fazem os passeios, o que estava acontecendo é que eles não paravam mais aqui, apenas passavam — conta o prefeito, Topázio Neto.

Conforme ele, o roteiro deve incluir a passagem por todas as Fortalezas do triângulo defensivo, que inclui, além da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa.

O local deve ser aberto também para eventos, segundo Topázio. O aluguel de parte da Fortaleza acontece via edital, aberto poucas vezes no ano, conforme explicou a prefeitura. Passeios de embarcações particulares também devem ser liberados. Tudo, porém, será definido no próximo mês.

Continua depois da publicidade

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones foi construída em 1740 e abandonada em 1777, durante a invasão espanhola. No século 19, ela foi desativada e apenas em 1991, quando teve sua estrutura recuperada pela primeira vez, foi definida como ponto turístico.

Veja como era e como ficou

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones vista de fora

(Foto: UFSC)
(Foto: UFSC)

Canhões da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

(Foto: UFSC)
(Foto: UFSC)

Entrada da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

(Foto: UFSC)
(Foto: UFSC)

Leia também

Bebê de 1 ano é salva pelo telefone após se engasgar em SC; ouça a ligação

Talk “Desafios Floripa” discute principais obstáculos da cidade que completa 350 anos