Registros antigos ajudma a dar uma dimensão do tamanho da destruição causada pelo incêndio em oito lojas da Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Fotos anteriores ao episódio mostram como era o local que abrigava os estabelecimentos e o projeto social da catedral (arraste para o lado nas fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O incêndio de grandes proporções ocorreu na quinta-feira (23). Na sexta (24), após uma vistoria, a equipe de engenharia da Defesa Civil determinou a necessidade de estabilização, escoramento e proteção da fachada de toda a área afetada.

— Diante do risco de colapso dessas paredes, é fundamental que se faça uma medida de proteção, para garantir a segurança da população — disse o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.

Depois que a proteção da fachada ser feita, será liberado o acesso aos imóveis para limpeza e reconstrução, papel da Diocese de Blumenau, já que a edificação pertence à Igreja Católica.

Continua depois da publicidade

Fotos revelam o passado de prédio na Rua XV em Blumenau destruído pelo fogo

Como fica o trânsito na XV

Por enquanto o trânsito segue totalmente bloqueado neste trecho, entre as ruas Padre Jacobs e Presidente John Kennedy. Com isso, os corredores de ônibus da Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio) e da Avenida Martin Luther seguem liberados aos carros.

Veja o antes e depois de 1940 a 2025

Veja o antes e depois de 2023 e 2025

O incêndio

O incêndio começou logo depois das 15h30min de quinta-feira (23) em uma sala no piso superior do imóvel, que fica ao lado da Catedral São Paulo Apóstolo e pertence à Diocese. Por conta do material que estava estocado — em sua maioria roupas — e a característica de madeira da estrutura, as chamas rapidamente se alastraram.

Os bombeiros chegaram pouco depois das 16h e começaram o combate. Por volta das 19h, o incêndio já estava totalmente controlado, restando apenas o chamado trabalho de rescaldo — para evitar que novos focos surjam. Foram mobilizados militares de Blumenau, Gaspar, Indaial e Timbó. Ao todo, 39 bombeiros atuaram e 14 viaturas foram empenhadas. Ao menos 250 mil litros de água haviam sido utilizados até a noite de quinta.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

Leia também

Trabalhador correu de porta em porta para avisar sobre incêndio em Blumenau: “Bateu o pânico”