Por onde começar

Organizar um casamento exige dedicação. Os profissionais mais concorridos lotam suas agendas com compromissos rapidinho. É por isso que se recomenda que os noivos comecem a organizar a festa com pelo menos um ano e meio de antecedência. É o tempo necessário para fazer pesquisas e contratar serviços. Apesar da vontade de sair reservando igreja, salão de festas e escolhendo o bolo, é preciso pensar no que o casamento significará na rotina do casal. Antes de se jogar no planejamento, confira cinco perguntas que a noiva e o noivo devem fazer.

Continua depois da publicidade

Dica

Quando chegar a hora de escolher de verdade os seus serviços, esses recortes e arquivos serão preciosos para dar uma noção ao profissional de como o seu sonho se parece. Planeje o casamento com pelo menos um ano de antecedência. É um período bacana para pesquisar tudo com calma e escolher os melhores profissionais. Na hora de definir uma data, alguns pontos importantes:

1) O que é o casamento para a gente?

Continua depois da publicidade

Vocês decidiram casar, mas já pensaram que a ideia que têm da festa pode ser diferente? Lá na metade do planejamento a noiva comenta sobre a dancinha coreografada que vai abrir a pista e o noivo surta, pois odeia a ideia. Esse tipo de problema pode se repetir dezenas de vezes até o grande dia. Se você odeia estresse e choradeira, antes de começar conversem sobre o que é o casamento para vocês.

Como homens não são muito ligados em eventos, compare com festas de amigos e pergunte o que eles acharam bacana em cada uma. Esse é um momento de troca de ideias, de falar o que adora e o que não acha tão legal. Não é momento de decidir nada definitivamente, viu? Se o noivo disser que não quer dançar, essa não é a hora de ficar enfurecida. Acredite: as ideias que você tem hoje, e que parecem definitivas, vão mudar bastante até o casamento.

2) Qual será o tamanho e o custo total da festa?

Vocês chegaram a uma ideia de casamento que agrada aos dois. Agora é hora de entender qual o tamanho que essa festa precisa ter para comportar todos que vocês amam. Esse é um momento muito importante do planejamento e um erro bem comum é começar a agendar serviços sem ter passado por essa etapa.

3) Como marcar a data?

A data cai em um feriado? Isso, para alguns, pode ser ruim, mas para quem tem convidados que vêm de longe, pode ser uma ótima. A data combina com a sua ideia de lua de mel? Se vocês sempre sonharam em passar a lua de mel no verão de Paris, terão que marcar o casamento para a primeira metade do ano aqui no Brasil.

Continua depois da publicidade

4) Busco ajuda profissional?

O organizador de eventos é um profissional que tem, entre tantas funções, a tarefa de colocar seu sonho dentro do seu orçamento. Conversem e decidam se irão contratar um. Essa pessoa vai ajudar a encontrar igreja, salão e tudo o que você precisar. Dica: é um investimento em qualidade da festa e em tranquilidade para os noivos.

5) Vale a pena buscar inspirações?

Abra uma pastinha no computador e comece a salvar nela tudo que achar fofo. Separe em subpastas as ideias de bolo, doces, decoração e vestido. Em revistas, e aqui mesmo neste guia, você também vai encontrar ideias adoráveis que valem a pena ser guardadas.

Dica

Sentem em frente ao computador e usem a imaginação. Se tivessem que casar hoje, quem vocês gostariam de convidar? Escrevam nome a nome, sem esquecer das esposas, namoradas e filhos dos amigos. Mas essa lista não é a final, certo? Até chegar a hora de convidar de verdade, muita água passa debaixo da ponte.

Tem aquele amigo que se mudou para o exterior e que será cortado, aquela prima que era solteira, mas agora namora firme e vai querer levar o amado. Mas para que serve a tal lista prévia, então? Para entender que porte terá seu casamento, um salão para mais ou menos quantas pessoas você terá que encontrar e, mais do que tudo, se essa festa cabe no seu bolso. É fato: quanto mais convidados, mais caro.

Continua depois da publicidade