O primeiro passo para decidir onde investir é entender o que se espera do dinheiro, e então conhecer as opções disponíveis. Conforme especialistas em finanças pessoais, um erro comum de quem começa a economizar é não levar em conta o tempo em que deixará seu dinheiro parado ou não traçar uma meta de rendimentos. Dessa forma, cresce os riscos de fazer uma poupança que seja incapaz de o levar a seus objetivos.
Continua depois da publicidade
Em infográfico, conheça as opções de investimento disponíveis no mercado
– Investimento é como roupa, o que fica bem em uma pessoa não necessariamente fica bem em outra. O importante é encontrar a melhor rentabilidade para o menor risco – explica Wilson Marchionatti, professor de Economia da PUCRS e coordenador do Laboratório de Mercado de Capitais (Labmec).
Com uma quantidade crescente de cursos, palestras e eventos para investidores potenciais, a reflexão se torna mais fácil. Com o objetivo de entender melhor o mundo de investimentos, Adriano Rother, 18 anos, veio de Carazinho a Porto Alegre para participar de sua primeira Expomoney, evento que debateu educação financeira e alternativas de aplicações na Capital.
– Quero abrir uma franquia de roupas em Carazinho e preciso de pelo menos R$ 180 mil. Tenho um apartamento em meu nome, cujo aluguel rende muito pouco, e vou vender para investir em algo mais atraente. Vim tentar entender melhor as opções – explica.
Continua depois da publicidade
Há dois meses, Rother havia visitado a agência de um banco em Carazinho para falar de seu futuro. Queria ganhar muito dinheiro, em qualquer aplicação. Um gerente explicou que precisaria saber antes quais riscos estava disposto a correr, quais impostos pagaria em cada opção e qual o tempo mínimo que teria de esperar para que o investimento valesse a pena.
– Felizmente, conversei com alguém que não queria apenas me vender qualquer tipo de serviço financeiro, mas realmente estava disposto a ajudar – afirma Rother.
Ainda que continue em dúvida, o aspirante a empresário amadureceu duas ideias: não quer saber de poupança e procura fundos de ações. Agora, a dúvida é qual tipo: de grandes empresas (blue chips, consideradas menos arriscadas), pequenas (arriscadas, mas com alto potencial de ganho) ou que paguem dividendos mais gordos?
Se tomar a decisão correta, em dois anos Adriano poderá estar com sua franquia em pleno funcionamento.
Continua depois da publicidade
Leia mais: Como fazer seu dinheiro crescer Aventureiros terão de garimpar as melhores opções para investir Escolha só depois de checar taxas e impostos Ajuda de um profissional é importante na hora de aplicar Mural: especialista responde dúvidas de leitores