A vitória de José Cláudio Caramori (PSD), que fez 62.035 votos (57,68% do total), contra 45.511 (42,32% do total), foi também uma vitória da cúpula do PSD no Estado, principalmente do governador Raimundo Colombo, do secretário de Agricultura João Rodrigues e do deputado estadual Gelson Merísio.
Continua depois da publicidade
Ainda em 2005, João Rodrigues, que havia sido prefeito de Pinhalzinho e deputado estadual, foi lançado como candidato do então PFL (depois DEM e PSD) para enfrentar o PT que vinha de oito anos no poder.
João Rodrigues venceu a disputa, com Élio Cella (PR) de vice. Na eleição seguinte, foi reeleito com José Cláudio Caramori de vice. Em 2010, João Rodrigues foi eleito deputado federal, em dobradinha com Gelson Merísio, que foi o mais votado para a Assembléia Legislativa.
Caramori deu sequência à administração de Rodrigues. E por isso um pouco de sua vitória é também a vitória da cúpula do PSD. E Caramori reconheceu isso.
Continua depois da publicidade
– É uma grande responsabilidade que o povo nos dá, de continuar esse trabalho que iniciamos em 2005 – afirmou o prefeito eleito, após confirmada a vitória.
No entanto agora ele pretende implantar seu “o jeito do Zé” de administrar.
– Antes cuidamos das obras, agora vamos cuidar das pessoas – afirmou José Caramori, que pretende ampliar o número de creches e também nas especialidades de saúde.
No entanto, ele pretende dar sequência na fórmula de parceria com o empresariado da cidade, para a geração de emprego e atração de investimentos. Também serão construídas novas vias para desafogar o trânsito, como o Contorno Viário Leste.
Continua depois da publicidade
Nesta obra ele vai buscar parceria com o Governo do Estado. Já o PMDB, do vice Luciano Buligon, terá a missão de fazer a ponte com o governo federal. Caramori já inicia com uma boa governabilidade. A coligação, denominada “O Povo de Novo”, tem 16 partidos: PSD, PMDB, PSDC, PR, PMN, PSDB, PRB, PPS, PTB, PP, PSC, PRP, DEM, PSB, PT do B e PSL.
Ela começou a ser construída ainda durante o atual mandato. E garantiu a maioria da Câmara de Vereadores, com 14 dos 21 vereadores.