A jornalista e consultora de moda Samira Campos participou de um bate-papo sobre moda nesta segunda-feira, às 14h. Ela tirou dúvidas dos internautas e afirmou que é possível ter estilo sem gastar muito.

Continua depois da publicidade

– Dinheiro não é tudo na moda hoje em dia. Minhas produtoras sempre encontram peças baratas e misturam com peças de mais valor para andar na moda. Elas são estudantes e se vestem muito bem porque estão sempre garimpando em lojas de departamento e brechós. O mais importante é ter estilo e informação de moda.

Confira as dicas de Samira Campos:

:: Peças coringas do guarda-roupa

Continua depois da publicidade

Um bom cardigã de cashmere, um vestido preto de boa qualidade, um trench coat na cor camelo, camiseta branca, uma calça de alfaiataria de corte reto preta e cinza, uma sapatilha e um sapato preto de salto médio também de boa qualidade.

:: Calça boca de sino

As chamadas calças flare tem esse espírito anos 70 que é tendência nesta estação. Lá fora as it girls estão usando muito. Eu particularmente tenho simpatia por elas. Um bom termomêtro é minha filha que tem 19 anos e já comprou a dela. Acho que essa nova geração vai curtir sim. Até porque os jovens estão cada vez mais antenados com o rola no mundo da moda.

:: Look para casamento

A ocasião pede formalidade e roupa social. Para o homem não existe alternativa além do terno. Já para você as opções são muitas.

Continua depois da publicidade

:: Cores do terno descombinando. Pode?

Não vejo problemas na cor. Vejo sim no shape das peças. É preciso ter muita atitude e conhecer muito de moda para fazer essa mistura com estilo e sofisticação.

:: Roupa para gordinha

Cor caramelo é um clássico e vai bem com todos os tipos de pele, cor de cabelo e shapes de corpo. Mulheres gordinhas devem evitar volumes nas partes menos favorecidas e detalhes como babados, franjas, pregas, plissados, etc. Acho que um grande erro que as gordinhas cometem é usar peças ou muito justas que fazem pregas no corpo ou muito folgadas.

:: Casacos

Neste inverno estará de volta os casacos compridos ou curto. Gosto muito dos casacos em tricô amplos e compridos. Mas também gosto das jaquetas de couro mais ajustadas e dos trench coats na altura do joelho ou um pouco acima.

Continua depois da publicidade

:: Saia longa

Se você é uma mulher mais alta, pode até alongar sua silhueta. Mas se você é baixinha evite a saia longa que pode achatar a sua silhueta. Prefira comprimentos que deixem o sapato a mostra. Um exemplo: saia longa estilo hippie chique com uma bota de salto alto pode ficar bacana.

Veja como foi o bate-papo:

Saiba + sobre a profissional

Jornalista de moda e apresentadora de TV, Samira Campos é um dos nomes mais importantes da moda em Santa Catarina. Durante 20 anos foi apresentadora do Jornal do Almoço da RBS TV, onde também comandava o quadro de moda Ponto a Ponto, pioneiro no estado.

Continua depois da publicidade

Na década de 90 atuou como gerente de marketing do grupo de moda catarinense Makenji. Em 2000 criou o primeiro site de moda do estado de Santa Catarina, o www.estilosamiracampos.com.br.

Há sete anos coordena e apresenta o programa Estilo Samira Campos, que vai ao ar todo domingo às 21hs, na TVCOM. Dirige seu escritório de comunicação especializado em life style.

Graduada em administração de empresas pela ESAG e pós-graduada em marketing, Samira Campos atua ainda como consultora de moda para empresas do ramo.

Continua depois da publicidade