Construir uma história de sucesso, ser reconhecido como um visionário ou um pioneiro no seu negócio é o sonho de qualquer empreendedor. E o Brasil de hoje é um terreno fértil para quem sonha grande: vivemos um momento econômico difícil e com muitas incertezas pela frente. Penso nisso e me lembro do fim da década de 1990: passávamos por uma desvalorização brusca da moeda que chacoalhou o mercado, enquanto economias de países emergentes derretiam. Foi quando, imbuído do sonho de construir algo novo em uma área pouco explorada, dei início ao projeto do primeiro estabelecimento comercial dedicado à área de decoração e design de Florianópolis.
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O local escolhido era a pouco ocupada rodovia SC-401, basicamente um caminho de passagem entre o centro e o norte da Ilha. Por que, então, investir em um lugar distante e convencer várias lojas de alto padrão de um mesmo segmento a mudarem para lá? Aquela região, contudo, apresentava características que faziam consultores e investidores enxergá-la como a via dos grandes endereços comerciais da capital no futuro, em especial pelo fácil acesso de várias partes da cidade.
Foi o que aconteceu. Depois de construído, o projeto se consolidou, vários lojistas compraram a ideia e trouxeram outros empresários, realizamos eventos, conectamos profissionais do setor (arquitetos, designers, decoradores, especificadores) aos consumidores e ajudamos a consolidar um mercado novo em uma região que hoje é a que mais cresce na cidade.
Voltando ao Brasil de hoje, é impossível não olhar para trás e ter orgulho do projeto ousado que completa agora 16 anos e que foi marcante no desenvolvimento econômico da cidade e de um setor que, assim como outros, enfrenta a ressaca da crise. Mas, no meu ponto de vista, o pior já passou. Ainda que demore um tempo para voltarmos ao patamar de cinco anos atrás, reforço a aposta no futuro pois foi assim que, ao longo dos últimos anos, muita gente se uniu e construiu em conjunto uma história de sucesso, visão e pioneirismo.
*Celso Furtado de Mendonça é empresário
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