Um relatório da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aponta que o trapiche de Canasvieiras, em Florianópolis, não atende as exigências para receber navios de cruzeiro. As informações são da NSC TV e do G1 SC. A Capital voltou a receber esse tipo de embarcação no último dia 24 de março, em escala teste de um navio com mais de 4 mil passageiros.
Continua depois da publicidade
Das mais de 40 exigências feitas pela Antaq, em 17 a experiência foi considerada negativa. Faltaram banheiros para os turistas e local para atendimento aos passageiros em terra. Além disso, faltou sinalização sobre atendimento médico e postos policiais. Outro ponto observado foi a falta de acessibilidade.
Conforme o chefe da unidade da Antaq em Florianópolis, Maurício Medeiros de Souza, a intenção do relatório é mostrar para quem está explorando essa instalação portuária pontos que precisam ser melhorados.
O resultado era esperado pela Superintendência de Turismo de Florianópolis:
Continua depois da publicidade
— Os técnicos da Antaq estiveram conosco durante todo tempo, tanto antes da escala quanto no dia, fora e dentro do navio, e já conversamos naquele período sobre as melhorias que teríamos que fazer, o que temos que fazer para as próximas temporadas. Então, não fomos pegos de surpresa — disse o superintendente de Turismo, Vinícius de Lucca Filho.
Outra opção
Depois da divulgação do relatório, a prefeitura da Capital propôs que, ao invés de usar o trapiche de Canasvieiras, seja utilizado o de Canajurê, entre Canasvieiras e Jurerê. O investimento e a exploração do serviço seriam feitos por uma empresa particular.
— Uma das marinas que ficou interessada na região de Canajurê está elaborando um projeto, vai submeter à prefeitura, vai submeter à SPU [Superintendência Pública da União) e vai submeter também o pedido de escala à Antaq para que na próxima temporada nós recebamos novos navios — disse o superintendente.
Continua depois da publicidade
Mesmo com todas essas exigências, a prefeitura espera que em fevereiro possa ser feita uma nova escala em Florianópolis, dessa vez, no trapiche de Canajurê.