O técnico Rodrigo Santana estreia pelo Avaí contra o Tubarão na segunda-feira (2) após duas semanas de trabalho no clube. O treinador deve fazer duas mudanças na equipe titular com as entradas de Zé Marcos e Wesley. Em entrevista coletiva, o profissional explicou o que tentou aprimorar junto ao time neste início de trabalho na Ressacada.
Continua depois da publicidade
— Primeira semana procuramos dar uma ênfase maior na carga de treino, com trabalhos de bastante intensidade, mas já criando conceitos. Foi muito boa a resposta dos atletas. Nesta semana já colocamos mais a parte tática. Ansiedade sempre é grande para estrear e ver a resposta dos atletas em campo e a partir daí começa a fazer as correções. Por mais que treine, na hora do jogo é sempre diferente — analisa o comandante azurra.
Rodrigo Santana não confirmou a escalação na entrevista, mas repetiu o time em três treinamentos consecutivos na preparação para enfrentar o Tubarão. A formação conta com Lucas Frigeri; Lourenço, Betão, Zé Marcos e Capa; Jean Martim, Wesley e Valdivia; Kelvin, Rildo e Jonathan. As duas mudanças são forçadas pelas suspensões de Bruno Silva e Airton.
— Totalmente definido ainda não. Vamos treinar as situações do jogo e vamos ver qual a forma que encaixa melhor. Treinamos transições ofensivas e defensivas, hoje vamos trabalhar em cima do que joga o adversário. Ver quais peças encaixam melhor. A gente procura variar bastante o esquema, com e sem a bola — explica o treinador.
#Avaí: entrevista coletiva com o técnico Rodrigo Santana projetando a estreia diante do #Tubarão. @CBNDiario #FutebolCBNDiário https://t.co/DnQZWF8oOq
— Kadu Reis (@kadureiss) February 28, 2020Continua depois da publicidade
O Avaí treina neste sábado e domingo antes da viagem ao Sul do Estado para enfrentar o Tubarão. A bola rola às 20h de segunda-feira no Domingos Gonzalez. Ao invés de Flávio Garcia, que chegou ao clube com Rodrigo Santana, o auxiliar Evando deve ficar no banco de reservas. O profissional falou sobre a recepção de Evando e Marquinhos na Ressacada.
— Eles foram atletas, identificados com o clube, amam o clube. Me dão uma assistência maravilhosa, um norte inteiro do clube, torcida, imprensa, elenco, comissão técnica. Suporte que todo treinador pede quando chega. Então não tem como deixar esses caras de fora. Ambos têm um coração enorme. Já conhecia eles, todos os treinadores que passaram aqui falaram bem deles. Estou muito feliz com o dia a dia com o Evando e o Marquinhos. Estou me sentindo em casa — garante.

Confira outros trechos da fala de Rodrigo Santana:
Conversa com os jogadores
— A ideia foi chamar os atletas que tem um nome importante no cenário nacional, que adquiriram isso em grandes clubes. E tudo isso foi devido á eles estarem com a bola no pé. E quando a gente perde a bola, precisamos dar uma função para eles. Eles são muito importantes com a bola,. Mas mais importantes ainda sem a bola. Precisamos encaixar da melhor forma deles terem a consciência para marcar. Chamando eles a cada treino, mostrando que são importantes com e sem a bola para iniciar a marcação lá na frente.
Jean Martim ou Pedro Castro
— Conversei com o Pedro, é um jogador que tem um passe refinado. Acompanho ele tem um bom tempo, desde a base no Santos. Vamos optar por iniciar com o Jean, fez uma boa partida contra o JEC. O time ganhou, a gente gosta de dar sequência. No momento não seria o ideal tirar o Jean. Tem uma boa marcação, jogo fora de casa, vamos optar iniciar com o Jean. Mas deixando claro que não temos um time de 11 jogadores, todos são importantes. Dependendo do adversário, as características do Pedro podem encaixar melhor.
Continua depois da publicidade
Jonathan ou Gastón Rodriguez
— Vejo o Jonathan estar à frente fisicamente, ritmo de jogo, sequência, jogos. O Gastón participa mais do jogo, dá mais opções, procura finalizar rápido. A gente vê o Jonathan sai, faz a parede, o Gaston já tem o instinto de girar batendo. Ainda falta ritmo, mas é um jogador importante que tem muito a agregar.
Análise do adversário
— Tubarão vinha fazendo bons trabalhos nos últimos anos. Essa semana estudou, colocou mais ênfase para analisar. Tem um grande treinador que é o Pingo, sabe armar bem os times. E tem jogadores que a gente conhece.