A conversa é um dos atos mais naturais do ser humano e ao mesmo tempo pode ser um dos mais complicados também. Quem nunca saiu de uma conversa com aquela sensação de que não foi ouvido ou que falou mais do que deveria?

Continua depois da publicidade

É que saber manter uma boa conversa é uma habilidade essencial, que apesar de ser algo natural para muitas pessoas, para outras pode ser um verdadeiro problema. Você deve conhecer alguém que sempre interrompe o outro em uma conversa, não é mesmo?

Pois existe uma razão para que a pessoa faça isso e a psicologia explica o porquê de algumas pessoas falarem demais, interromperem o outro e não conseguirem manter o diálogo. Entenda o que acontece com as pessoas que transformam qualquer conversa em monólogo.

Continua depois da publicidade

O que explica as pessoas que sempre interrompem os outros em conversa?

O primeiro motivo e mais aparente é uma ansiedade natural que a pessoa tem em compartilhar suas próprias histórias. O desejo de participara a todo momento da conversa, dando ideias ou opiniões, pode esconder um medo de não ser ouvido.

A impulsividade também pode ser uma das causas. Existem pessoas que não conseguem regular essa emoção e acabam falando demais, sem escutar o que outra pessoa está falando, e se concentrando apenas na sua fala.

Narcisismo e egocentrismo também são possíveis causas das pessoas que não conseguem respeitar os turnos de fala. Não escutam o outro e fazem questão de fazer seus pontos de vista sobressaírem em uma conversa.

Continua depois da publicidade

E o que fazer para melhorar a conversa?

Pode parecer óbvio, mas aprender a escutar é o primeiro passo. O problema é que muitas vezes esse toque precisa vir de alguém de fora. Então caso você conviva com pessoas que interrompem demais em conversas, não tenha medo de alertar a pessoa, pois muitas vezes isso é feito de forma inconsciente.

Caso você já tenha notado que fala demais e interrompe demais em conversas, comece a prestar atenção na sua intenção de fala e de escuta. Seja mais paciente e também respeite o momento de cada um na hora da conversa. Gerencie suas emoções para que sua fala não apague a do outro.

Continua depois da publicidade

Leia também

O chá “coringa” que alivia inchaço, gases, cólica e até a ansiedade

Plante em setembro, colha no verão: as 3 árvores frutíferas mais rápidas

Lista de famosos que possuem casa em Florianópolis vai de modelo a jogador